Nuno Mendes e Vitinha premiados. Dembélé eleito o melhor jogador
Corpo do artigo
Os internacionais portugueses Nuno Mendes e Vitinha, do consagrado campeão PSG, integram a equipa da edição 2024/25 da Liga dos Campeões, enquanto o colega de equipa Ousmane Dembélé foi o melhor futebolista, anunciou este domingo a UEFA.
Um dia depois dos gauleses se sagrarem campeões europeus pela primeira vez na história, ao golear o Inter, por 5-0, na final da prova, em Munique, na Alemanha, o grupo de observadores técnicos do organismo que tutela o futebol europeu revelou os 11 melhores jogadores, sendo que sete pertencem ao emblema francês.
Além do lateral Nuno Mendes e do médio Vitinha, fazem parte da equipa do ano o guarda-redes Donnarumma, os defesas Hakimi, Marquinhos, todos do PSG, e Bastoni, do Inter, assim como o médio Declan Rice (Arsenal), os avançados Raphinha e Yamal, ambos do Barcelona, e ainda Dembelé e Doué, do novo campeão europeu.
Com oito golos marcados e seis assistências na Champions, Dembélé foi considerado o jogador da época, face ao “papel de líder na equipa” e à sua “dedicação”.
Já Désiré Doué, de 19 anos, autor de cinco tentos, dois dos quais na final de sábado, e outras tantas assistências na prova, foi coroado como o jovem jogador da época pelo painel, que justificou a distinção pelo “destaque incrível na fase a eliminar” e por ter sido melhor em campo no sábado à noite”, tornando-se no mais jovem de sempre a bisar numa final da Champions.
No sábado, o triunfo foi construído com golos de Achraf Hakimi (12 minutos), Désiré Doué (20' e 63'), Khvicha Kvaratskhelia (73') e Senny Mayulu (86'), naquela que foi a final com o resultado mais desnivelado de sempre da principal competição europeia de clubes.
O PSG juntou a conquista da "orelhuda" ao campeonato, Taça, e Supertaça de França.