De Gea no topo da lista: ainda há alguns craques bem conhecidos livres no mercado
Lista de desempregados consagrados pode ajudar clubes após o último raide do campeonato saudita, que fecha portas ao final desta noite. Alguns nomes sonantes do mundo do futebol poderão ser reforços "fora de horas" e até ajudar a compor plantéis que se vejam desfalcados pelos campeonatos com mercado ainda em aberto.
Corpo do artigo
O mercado de transferências de verão fechou na passada sexta-feira na maioria dos campeonatos europeus, mas ainda está aberto em vários países - nomeadamente na Arábia Saudita, o grande bicho-papão deste defeso, encerra esta noite. Caso se verifique um último raide milionário junto dos emblemas de maior nomeada da Europa, a derradeira hipótese destes conseguirem minimizar o golpe de última hora será recorrer ao mercado... dos futebolistas desempregados, que podem ser inscritos a qualquer momento.
Na lista que se pode consultar no sítio Transfermarkt, especializado em questões de mercado, podem encontrar-se alguns nomes bastante interessantes no contexto do futebol mundial - e que até há bem pouco tempo competiam nos maiores palcos europeus.
Desde logo De Gea: após 12 anos como titular incontestado da baliza do Manchester United, o internacional espanhol de 32 anos não teve o contrato renovado pelos red devils e permanece sem clube - chegou a ser associado ao Real Madrid após a lesão de Courtois, mas os merengues acabaram por garantir o empréstimo de Kepa junto do Chelsea.
Eden Hazard (candidato a Bola de Ouro nos tempos do Chelsea), Lingard (eterna promessa do Manchester United), Papu Gómez (vencedor do Mundial pela Argentina e da Liga Europa pelo Sevilha na última temporada) ou o português Xeka e o nosso velho conhecido Marega são outras hipóteses para reforçar qualquer plantel nos próximos meses.
Além da Arábia Saudita, há outros países com significativo poderio monetário cujo mercado ainda não fechou, como são os casos da Grécia (dia 11), da Rússia (dia 14) ou da Turquia (dia 15), no plano europeu, mas também do Catar (dia 18) ou dos Emirados Árabes Unidos, para onde seguiram neste mercado Francisco Geraldes ou Iuri Medeiros, que encerra apenas no dia 21.