Danilo fala de Robinho e Dani Alves: "Temos mães, irmãs, filhas, esposas, namoradas..."
Antigo jogador do FC Porto pediu à Confederação Brasileira de Futebol para fazer trabalho de consciencialização com os mais novos
Corpo do artigo
Danilo, capitão do Brasil e antigo futebolista do FC Porto, falou esta sexta em conferência de Imprensa, na antevisão do jogo de sábado contra a Inglaterra, sobre os recentes casos de condenação por violação de Robinho e Dani Alves.
"Entendo que na minha posição, como jogador há mais tempo na Seleção, exercendo o papel que exerço, é importante que eu fale. Acho, sim, que é importante passar por consciencialização dentro da seleção brasileira, nas categorias de base, mas também gostaria de fazer a reflexão de que nós não façamos o julgamento que isso acontece só no futebol, é reflexo da sociedade e espelha-se no futebol. Enquanto atletas de alto nível, temos que entender o lugar que ocupamos, o nosso papel, entender que as nossas ações têm um poder maior de influenciar positiva e negativamente. Está na hora de entender melhor que o nosso papel é jogar futebol, representar os clubes e a seleção brasileira, mas também servir de exemplo de comportamento e de forma de lidar fora de campo para a juventude. Temos que entender que temos mães, irmãs, filhas, esposas, namoradas e que essas mulheres passam por provações e pensamentos que nós, enquanto homens, não passamos", refletiu.
E finalizou apelando à CBF para fazer trabalho de consciencialização na formação: "É importante poder iniciar essa consciencialização, trazer conversas e debates, principalmente para a juventude, que é onde conseguimos ir formando de modo mais genuíno esse pensamento reflexivo, colocando-se no lugar das mulheres de forma empática, para que elas possam ter mais liberdade para ocupar os lugares que merecem ocupar."