Comitiva que entrou para a história do futebol português festejou na Cidade do Futebol o feito conseguido em 1989
Corpo do artigo
Os campeões do mundo de Riade, a equipa técnica, liderada por Carlos Queiroz, e membros da comitiva na Arábia Saudita passaram o dia no quartel general da FPF onde recordaram e guardaram as suas histórias, conquistas individuais e coletivas e percursos profissionais ou pessoais.
Com o 30º aniversário da conquista do primeiro título máximo do futebol de formação a celebrar-se no próximo domingo, o fisioterapeuta José Catoja, como fazia em Riade, também animou a festa com músicas tocadas à viola e nas quais teve um coro bem afinado de campeões do mundo.
Para surpresa dos presentes, o grupo foi, depois, encaminhado para um balneário cheio de imagens evocativas da conquista em Riade e os jogadores vestiram equipamentos inspirados nos utilizados há 30 anos. Carlos Queiroz fez uma palestra motivacional, a que se seguiu o habitual grito de reunião de tropas antes da entrada no relvado.
Demonstrando que não perdeu a arte, a "Geração de Ouro" realizou uma pequena partida de futebol. Numa jornada de grande fraternidade, que incluiu um almoço na sala dos jogadores, foram ainda oferecidas pequenas lembranças a quem tanto fez pelo futebol nacional.
Fernando Gomes, por vídeo, felicitou os ilustres visitantes, enquanto João Vieira Pinto, Hélio Sousa, Filipe Ramos e Fernando Brassard, campeões do mundo em Riade que exercem diferentes funções na FPF, fizeram as honras da casa. Fernando Santos, Selecionador Nacional, também fez questão de passar pela festa para deixar um abraço a todos os presentes.
Legenda da fotografia
Em pé, da esquerda para a direita: António Gonçalves (técnico de equipamentos), Bizarro, Brassard, Paulo Madeira, Valido, Pais do Amaral (vice-presidente FPF), António Pimenta (Diretor FPF), Pedro Mousinho (secretário técnico), José Catoja (enfermeiro), Morgado, Paulo Sousa, Jorge Couto e Carlos Queiroz (Selecionador Nacional sub-20)
Em baixo, da esquerda para a direita: Paulo Alves, Tozé (capitão), Amaral, João Vieira Pinto, Abel, Hélio e Filipe Ramos.
Da comitiva original de Riade, faleceram João Silva (enfermeiro) e Manuel Pinho (médico). Não estiveram presentes, por motivos pessoais ou profissionais, Nelo Vingada, António Folha, Fernando Couto, Resende e Xavier.