Três jogadores do clube espanhol estão a ser alvo de uma investigação tributária
Corpo do artigo
Nos últimos anos, os tribunais espanhóis têm-se pronunciado, de forma recorrente, em relação às remunerações pagas pelos clubes aos agentes dos jogadores, o que criou um debate jurídico. Esta terça-feira, os jogadores Rubén Alcaraz, Rubén Sobrino e Fali, do Cádiz, foram convocados para comparecer na Delegação Provincial da Agência Tributária de Cádis com o objetivo de serem recolhidas informações adicionais sobre os seus salários, mais especificamente em relação a essas referidas comissões.
A Agência Tributária defende que, quando um clube processa o pagamento de uma comissão, na verdade está a realizar um pagamento em nome de um jogador, o que acaba por ter várias implicações, em termos fiscais.
A primeira implicação estaria relacionada com uma dedução incorreta do IVA até porque, se um pagamento é feito em nome de um jogador, a dedução do IVA do clube não estaria correta, pois não é um serviço destinado ao clube. A segunda implicação é que a comissão deveria ser considerada remuneração direta e parte do salário do atleta, ou seja, o valor deve constar no imposto de renda pessoal do mesmo. Sendo assim, a terceira implicação é que os atletas devem declarar este valor e pagar impostos sobre ele nas suas declarações fiscais. Nesse sentido, se esse valor fosse incluído como parte do salários dos jogadores, estes estariam sujeitos a pagar um maior valor de impostos.
O clube da segunda divisão espanhola enviou uma nota ao “Portal Cadista”, onde afirma que ninguém no balneário está preocupado com a situação e que apenas se trata de uma investigação de rotina. Na mensagem realça que todos os clubes que foram promovidos à elite do futebol espanhol, nos últimos três anos, foram alvo de investigações semelhantes, totalizando dez clubes.
O jornal “Marca” avança que 21 jogadores do futebol espanhol estão notificados por supostas irregularidades.
O não cumprimento de obrigações fiscais está a gerar problemas em vários clubes e as controvérsias referentes à forma como as comissões devem ser tratadas têm-se intensificado.