Luís Fabiano, o Fabuloso, e Carlos Alberto, o Feijão, são amigos desde os tempos do FC Porto. Na brincadeira, trocaram uns tabefes - tapinhas, como dizem os brasileiros - e arriscaram castigo
Corpo do artigo
Luís Fabiano, avançado do São Paulo, e Carlos Alberto, médio do Figueirense, foram punidos com advertências, mas arriscam castigos severos por causa de uma brincadeira que inicialmente ninguém valorizou mas poderia ter causado a ambos sérios amargos de boca.
Fabiano e Carlos Alberto são amigos desde que foram colegas de equipa no FC Porto, em 2004, tendo ambos contribuído para a conquista da Taça Intercontinental, a última que se realizou antes de dar lugar ao Mundial de Clubes. São igualmente figuras irreverentes e até polémicas, mas o que se passou a 12 de agosto, no jogo em Florianópolis, foi apenas um pequeno exagero próprio de gente extrovertida, bem humorada, mas pouco ponderada.
Durante a partida, Carlos Alberto e Fabiano trocaram umas bofetadas ligeiras, do género carinhoso, mas um pouco mais fortes. Tudo na maior brincadeira e boa disposição, tanto assim que apesar de o árbitro (Anderson Daronco) ter presenciado as cenas, entendeu-as dessa forma, não mostrou amarelo a qualquer um deles nem sequer mencionou o caso no relatório.
A brincadeira continuou fora do relvado. Luís Fabiano foi mesmo ao ponto de mandar um recado ao ex-companheiro de equipa nas redes sociais. Colocou uma foto de ambos a celebrar pelo FC Porto a conquista da Intercontinental com a seguinte legenda: "Fica esperto que da próxima vez vai tomar um soco mais forte! Bom te ver, meu parceiro! Torço muito por você."
Se era necessário esclarecimento sobre o comportamento de ambos em campo, aí estava ele. Mesmo assim, os jogadores foram denunciados ao abrigo do artigo 258 (assumir conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva) e julgados ontem pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
O caso foi apreciado na 4.ª Comissão Disciplinar do STJD e, em decisão de primeira instância, passível de recurso, foram advertidos.
O caso poderia ter sido sério para Fabiano, que arriscava uma pena de seis jogos, por ser reincidente, pois já esta época cumpriu dois jogos de castigo, por ter sido expulso no S. Paulo -Sport Recife.