Atalanta e Leverkusen jogam final da Liga Europa... ainda com Roma na cabeça
Os treinadores dos finalistas têm ex-equipa de Mourinho como referência para a decisão desta noite. Final da Liga Europa disputa-se em Dublin, com início às 20h00
Corpo do artigo
A Roma não chegou à final desta edição da Liga Europa, mas foi denominador comum nas antevisões dos dois treinadores que lá estarão esta noite. Por motivos diferentes, é certo, Gian Piero Gasperini e Xabi Alonso aludiram a embates com a ex-equipa de José Mourinho para justificar o otimismo com que chegam ao jogo decisivo.
“Apesar de ter perdido, a Roma deu-nos confiança, porque esteve perto de eliminar o Bayer Leverkusen, conseguiu dar a volta ao 2-0 da primeira mão. Perdeu, mas esteve muito bem”, realçou ontem o treinador da Atalanta, referindo-se às meias-finais entre os romanos e o adversário desta noite, para quem só tem elogios: “O que o Xabi Alonso fez com esta equipa é um maravilhoso exemplo de futebol. É uma equipa muito bem organizada, para além da qualidade dos jogadores, com muitas soluções, não só no ataque, e é flexível, que defende muito bem e contra-ataca muito bem. Os números e as performances ao longo dos meses falam por si.”
Do lado dos alemães, foram as meias-finais... da época passada que contribuíram para o sucesso na campanha em curso: o Leverkusen, já então orientado pelo técnico espanhol, caiu após perder na capital italiana por 1-0 e empatar sem golos na Alemanha. “Ficámos muito perto da final e capitalizámos esse desapontamento para lutar ainda com mais força para atingir o sucesso. Motivou-nos para fazer melhor esta época”, assumiu ontem Xabi Alonso, confirmando que o único pensamento reinante no balneário do novo campeão germânico é a vitória: “Quando se chega a uma final, vai-se lá para ganhar. O que importa acima de tudo é a mentalidade: vamos tentar fazer um último esforço.”
Florian Wirtz, a grande figura do Bayer Leverkusen, está totalmente recuperado dos problemas físicos que o apoquentaram na fase final da temporada e deverá começar de início, tal como acontecerá com o guarda-redes Matej Kovar, titular em todos os jogos da Liga Europa em detrimento de Lukas Hradecky, o guardião principal na Bundesliga, não havendo nenhuma baixa na equipa alemã. Na Atalanta, a única ausência será a do capitão Marten de Roon: o internacional neerlandês de 33 anos lesionou-se na final da Taça de Itália, frente à Juventus, no passado dia 15.