Artur Soares Dias é o quarto árbitro português a dirigir uma final europeia
António Garrido foi o primeiro a arbitrar um jogo decisivo de uma competição organizada pela UEFA
Corpo do artigo
Nomeado pela UEFA para dirigir a final da Liga Conferência, entre o Olympiacos e a Fiorentina, no dia 29, em Atenas, Artur Soares Dias é o quarto árbitro português a apitar uma final de uma prova europeia.
O primeiro árbitro português que dirigiu uma final de uma competição europeia foi António Garrido. Já falecido, o ex-juiz da AF Leiria esteve no jogo decisivo da então Taça dos Campeões Europeus de 1979/80, disputado a 28 de maio de 1980 em Madrid, no qual o Nottingham Forest derrotou o Hamburgo, por 1-0.
Vítor Pereira dirigiu a supertaça europeia, disputada a 24 de agosto de 2001, no Mónaco, e que foi ganha pelo Liverpool, ao vencer o Bayern de Munique, por 3-2. No ano seguinte, o mesmo árbitro esteve na final da Taça da UEFA, realizada em Roterdão (Países Baixos) a 8 de maio de 2002, na qual o Feyenoord venceu o Borússia Dortmund, por 3-2.
Pedro Proença também esteve em duas finais. A 19 de maio de 2012, em Munique, arbitrou a da Liga dos Campeões, que terminou com o triunfo do Chelsea no desempate por penáltis (3-4), após o 1-1 no final do prolongamento do jogo contra o Bayern de Munique. E, menos de dois meses depois, a 1 de julho, o atual presidente da Liga Portugal esteve na final do Campeonato da Europa de 2012, em Kiev, ganha pela Espanha à Itália, com um expressivo 4-0.