Artur Jorge nos "oitavos" da Libertadores: "Venho de um país que tem tido sucesso..."
O técnico português levou o Botafogo, que havia perdido os dois primeiros jogos do grupo, a uma qualificação antecipada para os oitavos de final da Taça Libertadores
Corpo do artigo
Depois de ter iniciado a fase de grupos da Taça Libertadores com duas derrotas, o Botafogo, de Artur Jorge, garantiu na madrugada desta sexta-feira a qualificação para os oitavos de final da Taça Libertadores, à quinta jornada, após vencer por 1-0 em casa do Universitario, do Peru.
No final da partida, o técnico português admitiu que a sua equipa não fez a sua melhor exibição, mas salientou a recuperação que protagonizou depois de um arranque na prova para esquecer.
“Aquilo que nós avaliamos enquanto técnicos é a competência, não a nacionalidade. Venho de um país que tem tido sucesso pelo mundo e eu espero ser mais um a ter sucesso aqui. Nós temos um contexto mais alargado para analisar. O jogo em si não foi muito bem jogado pelo Botafogo. Foi um jogo mais sofrido do que bem jogado, mas foi um jogo onde a vitória nos assenta muito bem, porque não permitimos oportunidades ao adversário e tivemos oportunidades claras para fazer golo. Era um adversário muito forte porque ainda não tinha perdido em casa em 2024, e nós conseguimos fazê-los”, enalteceu, em conferência de imprensa.
"Este Botafogo não escolhe adversário ou local para se impor. Tivemos mérito. Conseguimos uma classificação histórica, num grupo em que se disputa 18 pontos nós tínhamos zero (após 2 jogos). Foi uma recuperação extraordinária e isso é mérito dos jogadores. Muito satisfeito por isso e por ter ganho" , completou.
A uma jornada do final da fase de grupos, o Botafogo segue na segunda posição do Grupo D da Taça Libertadores, com os mesmos nove pontos do líder Junior, da Colômbia, que tem vantagem na diferença de golos e será o seu adversário na ronda decisiva, no dia 28 de maio.
Já o Universitario é terceiro classificado, com cinco pontos, seguido pelo LDU Quito, do Equador, que é último, com apenas quatro.