Declarações de Mikel Arteta, treinador do Arsenal, na antevisão ao jogo com o FC Porto, da segunda mão dos oitavos de final da Champions
Corpo do artigo
Fazer diferente da primeira mão: “Temos de fazer algumas coisas para criar mais do que fizemos contra eles, mas é o nível da Liga dos Campeões, onde defrontas equipas de topo. O facto de a eliminatória ser a dois jogos também entra na tua cabeça. Temos de ser melhores amanhã.”
Chegar aos oitavos de final: “É a oportunidade que temos amanhã, em frente aos nossos adeptos, no nosso estádio. Durante 96 minutos, tragam a vossa energia, o vosso ruído e vamos fazê-lo juntos”.
Impacto dos adeptos no jogo: “Eles podem ter um grande impacto. Acho que eles nem imaginam. Precisamos desse ruído, que disputem cada bola connosco, bem como o controlo emocional de que o jogo pode atravessar fases diferentes e que temos de ser inteligentes, pressionar quando queremos. Passaram-se 14 anos [desde a última chegada aos 'quartos'] e todo o esforço valerá a pena”.
Lições do primeiro jogo com o FC Porto: “Todas as semanas os adversários têm os seus pontos fortes e pontos fracos e a sua forma de encarar os jogos. Agora sabemos um pouco melhor, jogamos este tipo de jogos muitas vezes na Premier League, ainda jogámos um há dois ou três dias. Por isso, temos de concentrar-nos em sermos nós e fazer mais coisas que podemos controlar do que fizemos há duas semanas”.
Controlar as emoções: “Claro. Mas o contexto do jogo é muito importante. Sabemos que temos um jogo longo para disputar e sabemos que há momentos que podem cair para o teu lado e outros que podem mudar drasticamente de uma forma rápida. É a Liga dos Campeões e temos de estar preparados para jogar esse tipo de jogos”.