"Arábia Saudita? Quem segue o futebol sabe que existe uma enorme paixão..."
Declarações de Fernando Santos, antigo selecionador nacional e atual treinador do Besiktas, da Turquia, em entrevista ao jornal saudita "Asharq Al-Awsat"
Corpo do artigo
Como é que Portugal reagiu à mudança de Cristiano Ronaldo, Rúben Neves e Otávio para a Arábia Saudita? “Em Portugal, começámos por receber a notícia com alguma surpresa, mas rapidamente se percebeu que há uma estratégia bem pensada a médio e longo prazo. O que sei é que os jogadores estão contentes com a situação e com o país. Quem acompanha o futebol, como eu, sabe que existe uma enorme paixão pelo futebol no Médio Oriente, e a Arábia Saudita é um país com grande tradição e reputação na região, na Confederação Asiática e mesmo ao nível mundial, tanto a nível de clubes como de seleções. Este investimento dos clubes sauditas pode ser um passo para trazer mais qualidade e fama ao campeonato”.
Como vê a evolução da Liga saudita? “Certamente, há muitas pessoas fora da Arábia Saudita que estão a começar a interessar-se e a seguir a Liga saudita, e com isso vem o interesse das estações de televisão e uma visibilidade internacional valiosa. Depois, no próprio país, os adeptos, que estavam ocupados com a paixão pelos seus clubes, vão ficar mais entusiasmados, o que levará a que cada vez mais jovens participem no futebol e o pratiquem, contribuindo para o desenvolvimento da modalidade no país”.
Se tivesse uma proposta para treinar na Arábia Saudita, qual clube escolheria? “Neste momento, estou totalmente concentrado no Besiktas, pois queremos dar o nosso melhor esta época e começar a lançar as bases para sermos mais competitivos”.