António Salvador felicita Abel Ferreira: "É mais um caso de sucesso de treinadores"
Técnico do Palmeiras orientou a equipa principal do Braga entre 2016 e 2019, por convite do presidente do clube minhoto, que se desfez agora em elogios ao penafidelense
Corpo do artigo
O presidente do Sporting de Braga, clube que Abel Ferreira treinou, parabenizou o técnico português, este sábado, pela conquista da Taça dos Libertadores ao serviço do Palmeiras, destacando a humildade, ambição e exigência do mesmo.
"Fico feliz pelo facto do Abel ter conquistado esta importante prova internacional e não tenho dúvidas de que vai continuar a trilhar o seu caminho de sucesso. Parabéns!", disse António Salvador num depoimento escrito recolhido pela Lusa.
O dirigente recordou a chegada do técnico a Braga, em 2014, para assumir equipa B e disse ter percebido, "desde cedo", que seria um treinador "à imagem do Sporting de Braga".
"Humilde, ambicioso, exigente, metódico, estudioso e sempre à procura de evoluir. Sabia que, mais cedo ou mais tarde, iria acabar por chegar ao topo. Trilhou o seu percurso na equipa B e chegou, sem surpresa, à nossa equipa principal", recordou.
Apesar de não ter vencido nenhum troféu em Braga, António Salvador destacou ainda o legado de Abel Ferreira à frente da equipa arsenalista.
"Não conquistou nenhum título, bem sei, mas isso não quer dizer que não tenha deixado um legado importante: foi com ele que o Sporting de Braga atingiu o maior número de pontos no campeonato [75, em 2017/18], contribuindo de forma decisiva para o crescimento do nosso clube", lembrou.
António Salvador frisou que o técnico Abel Ferreira "saiu do clube quando tinha de sair, pois o PAOK fez uma proposta irrecusável" pela sua aquisição em 2019.
"Nunca tive dúvidas de que iria fazer um excelente trabalho, não apenas na Grécia, como também em qualquer outro país ou continente, como se está a provar no Palmeiras. O Abel Ferreira é mais um caso de sucesso de treinadores que passam por Braga e que atingem patamares de excelência internacional. Foi o caso, entre tantos outros, de Leonardo Jardim, de Jorge Jesus ou de Paulo Fonseca", disse.
Abel Ferreira sucede a outro treinador português, Jorge Jesus, que ganhou a Taça Libertadores pelo Flamengo na anterior edição (2019/20).