Primeiro-ministro fez-se porta-voz de toda uma geração que vive inconformada com "aquele golo, aos 119 minutos, de Platini" que tornou a França uma péssima memória para Portugal, nos europeus.
Corpo do artigo
A torcer por "uma grande alegria" para "todos os portugueses" no Europeu de França, o primeiro-ministro António Costa declarou-se, esta segunda-feira, em sintonia com o discurso ambicioso do seleccionador Fernando Santos, que assume a vontade de levar Portugal à final. "Temos todas as condições para acreditar que Portugal é capaz. O discurso do seleccionador é bastante realista quanto à qualidade humana dos nossos jogadores, sobre a sua qualidade técnica, sobre o profissionalismo e capacidade organizativa da Federação. Agora, falta a sorte, que também é necessária para que as coisas corram bem, mas, temos todos razões para estarmos confiantes", afirmou, após uma visita à Selecção Nacional, em Oeiras.
António Costa, que assistiu aos primeiros 15 minutos do trabalho de campo da equipa de Fernando Santos, lembrou que Portugal tem sido presença assídua nas fases finais dos europeus. "Temos tido sempre, felizmente, gerações sucessivas de grandes jogadores", recordou o primeiro-ministro, e recuou a um Campeonato da Europa, em particular, que continua a doer na memória: "A minha geração, relativamente a europeus em França, tem aqui uma grande frustração para resolver, desde 1984, portanto, espero que seja desta vez que vinguemos aquele golo, aos 119 minutos, de Platini, porque andamos há muitos anos à espera dessa desforra."
Costa revelou, ainda, o calendário da representação do Estado no Europeu de França: "Como está combinado com a Federação, no jogo inaugural, Portugal será representado pelo presidente da Assembleia da República, dr. Ferro Rodrigues. Eu próprio terei a honra de representar o país no dia 18, com a Áustria. O senhor presidente da República representar-nos-á, a todos, no jogo final da fase de apuramento, com a Hungria, e estaremos os três presentes, certamente, já nos oitavos de final e nos jogos seguintes, até à final."