O Interclube está no primeiro lugar, com 26 pontos, embora o 1.º de Agosto (quarto, com 18) tenha menos três jogos.
Corpo do artigo
A liderança dos "polícias" do Interclube no principal campeonato angolano vai ser colocada à prova este domingo pelos "militares" do 1.º de Agosto, bicampeões, dérbi de Luanda que marca a 13.ª jornada do Girabola.
Sozinha na frente do campeonato há várias semanas, também devido ao acumular de jogos em atraso por parte dos eternos candidatos 1.º de Agosto e Petro de Luanda, que disputaram as fases de acesso às competições africanas entre fevereiro e março, a equipa treinada pelo português Paulo Torres enfrenta o mais duro teste da época até ao momento.
Na tarde de domingo, recebe em casa, no histórico estádio 22 de Junho, no centro de Luanda, o vizinho 1.º de Agosto, procurando uma vitória que foge há 16 anos e um título que apenas conquistou por duas vezes na sua história.
Do outro lado, a equipa dos "militares" está proibida de perder pontos, sob pena de ficar para trás na tabela e comprometer o objetivo do tricampeonato.
À entrada da jornada 13, as duas equipas estão separadas por oito pontos, mas o 1.º de Agosto ainda tem três jogos em atraso.
A jornada abre no sábado, com o Recreativo do Libolo a tentar, fora de casa, vencer e apanhar o Sagrada Esperança na classificação, enquanto no domingo jogam ainda o 1.º de Maio e Kabuscorp do Palanca, em Benguela, e em Luanda o Progresso do Sambizanga recebe o Sporting de Cabinda.
Esta ronda só termina na segunda-feira à tarde, com o Bravos do Maquis a receber, no Moxico, a sensação Académico do Lobito, enquanto, no Lubango, o Desportivo da Huíla testa a candidatura do Petro de Luanda ao título do Girabola de 2018.
Por clarificar definitivamente fica a situação do JGM do Huambo, que desistiu por dificuldades financeiras, nomeadamente os pontos atribuídos nos jogos já realizados.
Programa da 13.ª jornada:
Sábado, 28 abril:
Sagrada Esperança - Recreativo do Libolo.
Domingo, 29 abril:
Recreativo da Caála - Domant FC do Bengo.
Cuando Cubango FC - JGM do Huambo. *
1.º de Maio - Kabuscorp do Palanca.
Progresso do Sambizanga - Sporting de Cabinda.
Interclube - 1.º de Agosto.
Segunda-feira, 30 abril:
Bravos do Maquis - Académico do Lobito.
Desportivo da Huíla - Petro de Luanda.
* - Por agendar devido ao anúncio de desistência do JGM do Huambo
Classificação:
1.º Interclube, 26 pontos.
2.º Kabuscorp do Palanca, 21 (menos um jogo).
3.º Académica do Lobito, 19.
4.º 1.º de Agosto, 18 (menos três jogos).
5.º Sagrada Esperança, 18.
6.º Petro de Luanda, 17 (menos dois jogos).
7.º Desportivo da Huíla, 17.
8.º Recreativo do Libolo, 15.
9.º Bravos do Maquis, 15.
10.º Sporting de Cabinda 14 (menos dois jogos).
11.º Progresso do Sambizanga, 14.
12.º Recreativo da Caála, 14.
13.º 1.º de Maio, 13 (menos um jogo).
14.º Domant do Bengo, 12.
15.º Cuando Cubango FC, 11.
16.º JGM do Huambo, 3 (menos um jogo).