Atual treinador do Real Madrid já orientou o Milan
Corpo do artigo
O Milan oficializou na manhã desta segunda-feira a saída de Paulo Fonseca do comando técnico da equipa. "O AC Milan anuncia que Paulo Fonseca foi dispensado das suas funções como treinador da equipa principal masculina. O clube agradece ao Paulo pelo seu grande profissionalismo e deseja-lhe o melhor no seu futuro", pode ler-se.
O sucessor é outro português: Sérgio Conceição, que chegou a acordo com o clube para um contrato válido até ao fim da próxima temporada.
"Continuo com a ideia de que o despedimento faz parte do trabalho de um treinador. Já fui despedido milhares de vezes. Quando há problemas na equipa, a responsabilidade recai sobre um único homem, que é o treinador. Não é justo, mas infelizmente é assim. Um treinador no seu trabalho sente-se bastante só, sobretudo em momentos de dificuldade", afirmou Carlo Ancelotti em entrevista à Rádio Anch'io Sport.
O atual treinador do Real Madrid já orientou o Milan e não tem dúvidas que Paulo Fonseca se vai reerguer deste despedimento. "Pode-se argumentar sobre a forma, mas, no final, o resultado é que o treinador deixa de treinar e é mandado embora. Isto acontece quando se faz este trabalho. Ponho-me do lado dele, isto acontece quando se faz este trabalho, mas costuma-se dizer que quando se fecha a porta, abre-se uma porta. Ele lamenta, mas vai ultrapassar isso. Enfrentámo-los há dois meses [para a Liga dos Campeões], jogaram muito bem e mereceram ganhar. Mas, provavelmente, não encontraram a continuidade que a direção pedia. A adaptação do treinador e dos novos jogadores deve estar em linha com os resultados, especialmente em grandes clubes como o Milan", observou.
No domingo, o próprio técnico tinha comunicado o final da ligação entre as duas partes, logo após o empate 1-1 em casa com a Roma, para a 18.ª jornada da Serie A, que deixou a formação de Milão na oitava posição da prova. “É verdade, falei com a direção e demitiram-me. É a vida”, declarou o próprio, aos microfones da Sky Sports, após o duelo com os romanos.
O técnico português de 51 anos tinha chegado ao emblema italiano no início da temporada 2024/25, após duas épocas no Lille, mas conseguiu apenas 12 vitórias em 24 encontros, deixando os milaneses no oitavo lugar da Serie A, em posição de play-off na fase de liga da Liga dos Campeões, nos quartos de final da Taça de Itália e nas meias-finais da Supertaça.
No Milan, clube sete vezes campeão europeu em que joga o luso Rafael Leão, Fonseca teve a segunda experiência em Itália, após ter orientado a Roma (2019-2021), numa carreira no estrangeiro em que foi três vezes campeão da Ucrânia pelo Shakhtar Donetsk.
Antes, o antigo defesa treinou FC Porto (uma Supertaça) e Braga (uma Taça de Portugal), além de Paços de Ferreira, Desportivo das Aves, 1.º de Dezembro, Odivelas e Pinhalnovense.