Agência Tributária abre processo contra uma das empresas de Cristiano Ronaldo
De acordo com informações exclusivas do jornal espanhol “El Confidencial”, foi iniciada uma investigação contra a Insparya, as clínicas de enxertos capilares associadas ao futebolista português e à sua companheira Georgina Rodríguez.
Corpo do artigo
Cristiano Ronaldo pode estar envolvido num novo problema jurídico. A Agência Tributária iniciou uma investigação contra a Insparya, as clínicas de enxertos capilares associadas ao futebolista português do Al Nassr e à sua companheira Georgina Rodríguez, por, alegadamente, terem sido emitidas faturas sem o IVA correspondente aos seus clientes, no período entre 2019 e 2021.
As clínicas, que têm Georgina Rodríguez como administradora, argumentam que a alopecia é considerada uma doença e, por isso, os serviços médicos de diagnóstico, prevenção, tratamento e cura devem estar isentos de IVA. No entanto, a Agência Tributária argumenta que os transplantes capilares são efetuados para fins puramente estéticos e, por conseguinte, devem ser tributados a 21 por cento de IVA.
O processo da Agência Tributária, a que o jornal espanhol “El Confidencial” teve acesso em exclusivo, abrange o período de 2019 a 2021 e aborda também o IRC correspondente aos anos de 2019 e 2020. A empresa reagiu à abertura da audição, argumentando que tem mantido o cumprimento de toda a legislação em vigor em matéria fiscal, laboral, sanitária, regulamentar e de qualquer outra natureza.
Além do IVA, o Fisco solicitou também justificações sobre a “dedutibilidade” de despesas relacionadas com “hotéis, refeições e viagens”, bem como esclarecimentos sobre diversas faturas.