A última dança em Alvalade: Rúben Amorim despede-se e tem "barreiras" para quebrar
Amorim despede-se hoje do estádio que foi seu mais de quatro anos e meio. Um duelo de alto nível com o futuro grande rival inglês. Sporting e Man. City somam sete pontos após três jornadas e os leões têm o desafio de serem os primeiros a marcar aos ingleses.
Corpo do artigo
Quis o destino que o último jogo de Rúben Amorim no Estádio José Alvalade como treinador do Sporting - sendo que último desafio como técnico dos verdes e brancos será em Braga - seja uma espécie de apresentação aos adeptos do Manchester United e também aos fãs do futebol inglês. De facto, os leões recebem esta noite (20h00) o Manchester City, equipa que em breve será a grande rival do treinador português quando este passar a estar aos comandos dos red devils, cargo que irá assumir a 11 de novembro.
As duas equipas chegam a este encontro com os mesmos sete pontos em três jornadas da Liga dos Campeões, mas com os citizens no terceiro lugar, graças ao saldo de 9-0 em golos, e os leões no oitavo posto, com 5-1 em golos. Ou seja, Gyokeres e companhia têm pela frente o desafio de serem os primeiros a colocar a bola na baliza dos sky blues, sabendo-se que estes não poderão contar com os centrais Rúben Dias e Stones.
Não se julgue, contudo, que isso tornará mais fácil a missão dos leões, dada a qualidade do plantel e alternativas à disposição de Guardiola, um treinador que em fevereiro de 2022, nos oitavos de final da Champions, foi a Alvalade vencer por 5-0, impondo a Amorim a mais pesada derrota desde que chegou ao emblema do leão.
O técnico português irá cumprir hoje o jogo 230 à frente dos verdes e brancos e vai tentar melhorar o registo perante adversários melhor colocados no ranking da UEFA: até aqui, em 17 desafios europeus contra rivais melhor posicionados, Amorim somou apenas duas vitórias, obteve sete empates (um deles em casa do City) e oito derrotas. Curiosamente, os dois triunfos foram alcançados diante de conjuntos alemães: o Dortmund, em 2021, e o Eintracht Frankfurt, em 2022, tendo esta última vitória sido a primeira do Sporting na Alemanha.
O ainda treinador dos leões tem sido talismã para quebrar alguns jejuns e matar também borregos, pertencendo-lhe também o único triunfo sobre uma formação inglesa na Champions. Falamos do 2-0 sobre o Tottenham em 2022, depois de já ter sido também o primeiro a não perder com ingleses nesta prova, no referido nulo no Etihad.
Aliás, Amorim não foi derrotado em nenhum dos seus últimos cinco embates diante de formações da Premier League. A série começou no 0-0 frente ao City, teve depois uma vitória e um empate com os spurs e, por fim, duas igualdades com o Arsenal, nos “oitavos” da Liga Europa resolvidos a favor dos leões nos penáltis.