Arsenal venceu o Valência por 3-1, ao virar uma desvantagem de um golo, enquanto o Chelsea, que esteve também em desvantagem no marcador, não foi além do empate a um golo
Corpo do artigo
As duas equipas inglesas que chegaram às meias-finais da Liga Europa, Arsenal e Chelsea, demonstraram, na primeira mão, clara superioridade sobre os adversários, os espanhóis do Valência e os alemães do Eintracht Frankfurt.
O Arsenal recebeu e venceu o Valência por 3-1, ao virar uma desvantagem de um golo, enquanto o Chelsea, que esteve também em desvantagem no marcador, não foi além do empate a um golo, apesar de ter criado inúmeras oportunidades de golo para sair de Frankfurt com a vitória.
Os espanhóis, que contaram no onze inicial com o português Gonçalo Guedes - saiu aos 71 minutos - foram os primeiros a marcar no Emirates, aos 11 minutos, pelo médio francês Mouctar Diakhaby, mas o Arsenal precisou apenas de um quarto de hora para dar a volta ao resultado, com dois golos do internacional francês Alexandre Lacazette, aos 18 e 26.
Na segunda parte, o Arsenal dominou o jogo e esteve sempre mais perto do 3-1 do que o Valência do 2-2, embora os espanhóis no último quarto de hora tivessem pregado alguns sustos à equipa inglesa, que chegaria somente aos 90+1 ao terceiro golo, quando o internacional gabonês Pierre-Emerick Aubameyang 'assinou' o terceiro golo.
O Chelsea foi surpreendido por uma entrada forte no jogo dos alemães do Eintracht, premiada com um golo do sérvio Luka Jovic, contratado ao Benfica, à ponta de lança, numa rotação de cabeça em plena área a fazer entrar a bola junto ao poste do guarda-redes espanhol Kepa Arrizabalaga, aos 23 minutos.
No entanto, a partir da meia-hora, o Chelsea tomou conta do jogo e chegou à igualdade em cima dos 45 minutos, por Pedro Rodriguez.
Os blues mantiveram o controlo na segunda metade e criaram várias oportunidades de golo que não concretizaram por ineficácia na finalização, perante um Eintracht que assumiu a sua inferioridade e que conseguiu o seu objetivo de evitar a derrota, deixando a eliminatória ainda em aberto para a segunda mão.
O internacional português Gonçalo Paciência foi lançado em campo aos 73 minutos, para o lugar de Gelson Fernandes.