
Zaidu transfere-se do Santa Clara para o FC Porto
Eduardo Resendes/Global Imagens
O avançado iraniano deu sempre preferência ao FC Porto, até por ter a oportunidade de jogar na Liga dos Campeões, e vai encaixar 40 por cento de uma verba um pouco inferior aos cinco milhões de euros
Zaidu e Taremi vão mesmo ser reforços do FC Porto e devem começar a treinar às ordens de Sérgio Conceição já na próxima semana. Os acordos estão fechados, faltando apenas a assinatura dos respetivos contratos, o que acontecerá em breve. A SAD azul e branca vai investir menos de dez milhões de euros para garantir mais dois jogadores para 2020/21.
Zaidu poderá ser o primeiro a ser oficializado. O lateral-esquerdo já não participou no jogo-treino de ontem que o Santa Clara efetuou com o Penafiel até porque estava marcada uma reunião da parte da tarde entre responsáveis do emblema insular e representantes do FC Porto. Aí foram acertados os pormenores que estavam pendentes, nomeadamente a forma de pagamento dos cerca de quatro milhões de euros que vai custar esta operação, conforme O JOGO adiantou na edição de ontem.
Por isso, Zaidu poderá efetuar exames médicos ainda durante o fim de semana até porque só falta decidir se são quatro ou cinco anos de contrato, dependendo também do aumento salarial gradual que possa ter ao longo dos anos. O Olympiacos tentou até à última, mas tanto o jogador como o Santa Clara não voltaram atrás com a palavra dada aos campeões nacionais, que foram o clube que primeiro manifestou interesse e as dúvidas relativamente aos prazos de pagamentos e timings foram resolvidos.
12563786
Quanto a Taremi, faz este sábado testes à Covid-19 e viaja amanhã do Irão para Portugal, estando também garantido como reforço dos dragões, faltando, tal como no caso de Zaidu, acertar a duração do contrato.
Segundo O JOGO apurou, o acordo entre o FC Porto e o Rio Ave é total, está há algum tempo fechado e não corre o risco de o jogador sair para outro destino. O avançado também sempre deu preferência ao azuis e brancos, até porque tem a oportunidade de concretizar o sonho de jogar na Liga dos Campeões, prova onde só consta atualmente o nome de um iraniano, Azmoun, avançado do Zenit.
A transferência de Taremi envolve o pagamento de uma verba um pouco inferior aos cinco milhões de euros, cabendo 60 por cento ao Rio Ave e os restantes 40 por cento ao próprio avançado iraniano. Além disso, os vilacondenses têm ainda direito a receber um jogador em troca, por empréstimo. Em cima da mesa está o nome de André Pereira, avançado que na última temporada esteve cedido ao Saragoça, da II Liga espanhola.
Face à saída de Taremi para o FC Porto, Mário Silva, o novo treinador do Rio Ave, conta apenas com Bruno Moreira para o ataque, devendo André Pereira ser o nome escolhido para preencher uma das vagas no ataque.
A mudança de Taremi para o FC Porto deve ficar fechada até segunda-feira de forma que o avançado comece de imediato a treinar sob as ordens de Sérgio Conceição. O avançado chega ao Dragão com o selo de golo - foi o segundo melhor marcador campeonato com 18 golos - e com uma vontade enorme de se afirmar como o melhor jogador iraniano da atualidade.
