Abertura das portas no primeiro treino deu para ver um treinador exigente, participativo e motivador para o grupo. “Mantém [o ritmo] alto”, “espetáculo Fran [Navarro]” ou “boa decisão Martim” foram algumas das expressões que o técnico utilizou. José Viterbo sublinha que o ex-pupilo está preparado para o desafio.
Corpo do artigo
A abertura (parcial) do primeiro treino da época do FC Porto, que permitiu aos adeptos satisfazerem um pouco da curiosidade que foram alimentando com as mudanças com as férias da equipa, revelou um Vítor Bruno com a corda toda. Durante os cerca de 20 minutos que os órgãos de Comunicação Social puderam acompanhar, o novo treinador dos azuis e brancos esteve bastante interventivo, não só exigindo a perfeição dos jogadores em cada um dos exercícios com bola, como também correndo ao lado de alguns elementos do grupo quando realizaram um conjunto de “piscinas” com o tamanho de um campo de futebol. “Mantém [o ritmo] alto”, pediu o técnico, uma e outra vez, enquanto os incentivava a concluir um treino que deixou alguns literalmente sentados no relvado para recuperar o fôlego.
A bola, refira-se, foi introduzida na preparação logo no primeiro dia e foi precisamente quando ela esteve presente que Vítor Bruno mais se fez notar. O controlo, o drible, o passe e a finalização para uma baliza pequena foram algumas das vertentes trabalhadas no exercício e o técnico vincou vezes sem conta que queria uma entrega que ajudasse o recetor. “Mete no pé forte Otávio”, atirou na direção do central brasileiro. “Espetáculo Fran [Navarro]! Bravo”, elogiou. “Boa decisão Martim”, gritou, à medida que ia avaliando, a partir de uma zona central, todo o processo. “Vamos Vasquinho! Vamos Gonçalinho”, incentivou Bruno, dirigindo-se a dois dos muitos jovens que chamou para o primeiro treino da pré-época.