André Villas-Boas falou esta quinta-feira a sócios e adeptos nas Caldas da Rainha, no Auditório Expoeste. Eleições no FC Porto agendadas para 27 de abril
Corpo do artigo
O clube em debate: "O FC Porto, se calhar pela primeira vez na sua história, está a debate e conversa-se sobre o FC Porto como nunca desta vez. Isto é algo que vai trazer mais-valias, seja qual for a candidatura vencedora, trouxe ideias novas, trouxe debate e trouxe sobretudo os sócios para o coração desta discussão. E o FC Porto sairá valorizado de todo este novo espaço de vida que está a viver. Esta candidatura tem um propósito desportivo, o desporto e o futebol é o coração do FC Porto."
Reencontrar as vitórias: "O FC Porto tem que se encontrar rapidamente com o seu legado de vitórias sem igual, onde estão presentes, como vocês sabem, duas de cada uma destas taças. Eu faço questão de caminhar com elas por Portugal fora, inclusive para as ilhas. Mas é um sentido de responsabilidade também. É este o legado que nos é deixado. Será sempre uma fonte de pressão e de exigência para esta direção se for eleita. E é por isso que eu faço questão não só de o honrar, mas também que ela esteja sempre ao meu lado a pressionar-me e a dar-me sentido de responsabilidade sobre o futuro."
Planos para as modalidades: "O José Pedro Pereira da Costa têm-me acompanhado em algumas destas deslocações. Hoje acompanha-me e assim debatemos também mais profundamente a parte financeira, esclarecendo todas as vossas dúvidas. A verdade é que ela está intimamente relacionada com o que nós podemos e conseguimos fazer sobre a parte desportiva. Portanto, nós estamos para apresentar em breve as pessoas que estão ligadas à parte executiva, que será já na próxima semana. Este fim de semana, este sábado, apresentaremos o nosso diretor para as modalidades. Portanto, é uma pessoa que vai ficar responsável, fazendo quase um espelho do que se irá passar no futebol. Iremos apontar um novo responsável máximo para as modalidades. Também aí estamos em falta, principalmente relacionados com as modalidades na categoria feminina. Temos alguns anos de atraso para recuperar. Portanto, é importante estruturá-lo também. É sempre um debate as modalidades, porque nós somos um clube multidesportivo, eclético. Servimos também a sociedade, servimos o desporto. Temos essa vertente exigente competitiva também, que nos está ao sangue. Mas precisamos também de nos reestruturar no campo das modalidades."
Apresentação de quadros: "No sábado, será apresentada essa pessoa. Segue-se a administração executiva e, no fim, a direção desportiva do clube. A direção desportiva do clube irá organizar todo o organograma do futebol. Principalmente sobre as partes que dizem respeito a planeamento e visão a longo prazo. Que é a formação, o scouting e também a performance, como é a otimização dos ativos do futebol com o corpo. Como melhorar os nossos jogadores da formação, como melhorar os jogadores do futebol profissional."
Dedicação ao clube: "Eu tenho estas valências desportivas, portanto, serei intransigente sobre a qualidade das estruturas que eu rodeio. É a equipa principal do ponto de vista desportivo. Sou treinador de futebol desde os 17 anos. Tomo este passo, que claro, está pelo amor que tenho pelo FC Porto. "
Presidente histórico, mas é hora de mudar: "Tenho um amor único, tal como vocês, pelo FC Porto. Sinto e vivo o FC Porto. Estou aqui em espírito de missão. Acho que é uma altura do FC Porto de se encontrar e de se lançar para uma nova fase da sua vida. Temos um presidente histórico, que será para sempre honrado. Mas é preciso continuar a criar equipas competitivas e é preciso também olhar para o nosso futuro, porque está cada vez mais em risco. Portanto, o momento era agora. Estes últimos dois anos, desde que saí do Marselha, tenho-me dedicado à preparação desta candidatura, deste projeto. Tentei reunir-me das pessoas mais competentes possíveis, que eu podia arranjar no mercado. Muitas saíram também dos lugares onde estavam. Como é o caso do José Pedro. Por este espírito de portismo e de missão, a maior parte das pessoas abandonam lugares seguros, para construir o melhor FC Porto no futuro."