Declarações do presidente do FC Porto este sábado, à margem da comemoração do primeiro jogo oficial de futebol realizado em Portugal (2 de março de de 1894), no Oporto Cricket and Lawn Tennis Club
Corpo do artigo
Rivalidade Porto-Lisboa desde o primeiro jogo de futebol: "Sim, a rivalidade sempre é presente. Os primeiros pontapés que marcam também o início dessa rivalidade. O primeiro jogo oficial em Portugal, o primeiro jogo oficial do FC Porto, fundado em 28 de setembro de 1893. Fazia jogos-treino no hipódromo de Matosinhos, mas dá aqui o seu pontapé oficial e inicial nesse jogo, nesta Cup del Rey. Para mim é um motivo muito especial, porque tive os meus tios bisavós que jogaram neste primeiro jogo. O meu bisavô, o Edward, não jogou porque estava lesionado. Jogou nesses primeiros jogos no hipódromo de Matosinhos, jogos-treino, e depois, mais tarde, chegou a ser capitão do FC Porto em 1906. Há muita história pessoal minha relacionada com este evento. Os Pinto Bastos, que estavam representados do outro lado, trouxeram o futebol para Portugal, e neste jogo teve também grande presença o fundador do FC Porto, António Nicolau de Almeida. Portanto, muita história do FC Porto e muita história do futebol em Portugal, com muita influência britânica, porque este primeiro onze foi uma mistura entre os jogadores do FC Porto e os jogadores do cricket. Esperamos agora inverter a história e colocá-la no sítio certo, trazendo a Cup del Rey para o Museu do FC Porto, que achamos que ficava lá melhor."
Dia de desforra: "Acho que sim [risos]. Estamos bem representados, escolhemos um elenco forte, bem representativo da mística e da ambição portista e esperamos levar de vencido esta Cup del Rey."
Na atualidade, vitória em Arouca: "Sim. Sigo daqui diretamente para a Arouca e com a esperança dessa vitória. Tem sido um ano difícil para todos os portistas, principalmente por estas oportunidades que tivemos de encurtar distâncias. O campeonato mantém-se aberto e vamos acreditar nisso até ao fim. Seguramente, para lá chegar, precisamos de fazer melhor o nosso trabalho e é com essa convicção que vamos a Arouca hoje."