Villanueva volta ao onze do V. Guimarães, que nunca perdeu em casa com o Moreirense
Central regressou na receção ao Famalicão, em Chaves não saiu do banco de suplentes e amanhã vai recuperar a titularidade, no D. Afonso Henriques, contra o Moreirense. Com Jorge Fernandes ainda a recuperar de um problema físico, o internacional venezuelano formará com Borevkovic e Tomás Ribeiro o trio mais recuado.
Corpo do artigo
Amanhã (15h30), na receção ao Moreirense, Álvaro Pacheco vai voltar a fazer alterações no setor mais recuado. Mikel Villanueva prepara-se para recuperar a titularidade perdida na jornada anterior, em Chaves, completando o trio de centrais com Borevkovic e Tomás Ribeiro.
A entrada do central internacional venezuelano no onze implicará a saída de Manu Silva, que depois de ter cumprido na receção ao Famalicão - entrou para o lugar de Jorge Fernandes, que se lesionou no início da segunda parte - foi titular em Chaves, mas agora deve voltar ao banco de suplentes do Vitória de Guimarães.
Depois de na época passada ter feito 34 jogos e de ter sido o jogador do plantel com mais minutos de utilização (2453’), à frente do guarda-redes Bruno Varela (2430’) e de André Amaro (2363’), Mikel Villanueva foi prejudicado esta temporada por problemas físicos.
Titular nos seis primeiros jogos (nos dois da Liga Conferência contra os eslovenos do NK Celke e nos quatro do campeonato), o central magoou-se na quarta jornada, diante do Benfica. Apesar de ter regressado em dezembro, acabou por não ser utilizado na visita ao Bessa e na receção ao Rio Ave. Parou novamente devido a lesão muscular e apareceu totalmente recuperado no início deste mês, quando foi suplente não utilizado no Estoril, para a 24.ª jornada.
Na receção ao Famalicão, Mikel Villanueva fez o sétimo jogo da temporada e deu sinais positivos, pelo que a opção de não ser titular na deslocação ao terreno do Chaves terá sido por uma questão de gestão física.
Não há derrotas em casa contra o Moreirense para o campeonato
Para o campeonato, o V. Guimarães nunca perdeu em casa com o Moreirense: nos nove confrontos com o clube vizinho venceu nove e empatou três. Nos mais recentes duelos, o Vitória derrotou o Moreirense em 2021/22 (2-1) e em 2020/21 (2-0) e empatou a um golo em 2019/20. O resultado mais dilatado foi conseguido em 2015/16, quando a equipa então orientada por Sérgio Conceição ganhou por 4-1 à que era treinada por Miguel Leal, com dois golos de Henrique Dourado, um de João Teixeira e outro do guarda-redes Stefanovic, na própria baliza. O do Moreirense foi apontado por Fábio Espinho.