Vieira sobre a formação do Benfica: "Uma das melhores, se não a melhor do mundo"
Na Casa do Benfica de New Bedford, o presidente dos encarnados apresentou, de novo, a formação como receita para uma conquista europeia, perante os superiores orçamentos das cinco maiores ligas.
Corpo do artigo
Luís Filipe Vieira já está nos Estados Unidos da América, onde inaugurou ontem a reformulada Casa do Benfica de New Bedford e assiste hoje ao jogo frente ao AC Milan. Esta foi mais uma oportunidade para o líder das águias agradecer o entusiasmo dos emigrantes e insistir no trabalho realizado no Seixal e na importâncias da aposta na formação. Ao ponto de Vieira assegurar que os encarnados têm "hoje condições financeiras para reter ao máximo os jovens talentos".
"A qualidade dos nossos jogadores, o recorde de vendas como a recente venda de João Félix, que de todo era impossível de evitar, tamanha era a procura e a oferta de diversos clubes em cobrir a cláusula de rescisão, são sinais claros do prestígio e confiança que atualmente existe sobre a nossa famosa formação", contextualizou, considerando que esta aposta é o único caminho para os encarnados darem "um salto qualitativo e ambicionar a uma conquista europeia nos próximos anos, face à diferença de orçamentos para os clubes das cinco ligas mais ricas da Europa".
Na mesma linha, o líder da Luz realçou o feito de tornar "residuais" as dívidas bancárias e a progressiva diminuição do passivo. "Os resultados desportivos, financeiros e patrimoniais só foram possíveis porque houve uma estratégia e um rumo há muito discutidos dentro do clube. Quando tive a visão que a aposta no Seixal devia ser a prioridade principal, muitos criticavam e diziam ser impossível conciliar isso com vitórias", referiu, destacando o facto de a formação ser a base da equipa e estar a alimentar as seleções.
11157496
Também a internacionalização da marca é uma das estratégias a seguir, com Vieira a referir que "o mercado norte-americano é uma prioridade". "Este é um mercado emergente e em profundo crescimento no futebol e em que pretendemos expandir os nossos conhecimentos e méritos de termos uma das melhores, se não a melhor escola de formação de futebol mundial", disse, informando que tem em vista a participação na "abertura de diversas escolas de futebol aqui de uma forma estruturada, gradual e consistente".
"Nunca ganhar contra ninguém"
Luís Filipe Vieira referiu-se ao estágio que o Benfica realiza nos Estados Unidos, sublinhando que "os sinais dados pela equipa" dão "esperança e confiança para a nova época", na qual os objetivos passam por "revalidar o título e lutar pela conquista de todas as provas". "Os níveis de ambição e exigência são cada vez maiores, mas todos temos consciência do que se espera do grande Benfica. Ver o trabalho que aqui é feito, o carinho como nos recebem, dão-nos a todos e a mim em particular uma energia redobrada para continuar o trabalho que estamos a fazer. E a nossa principal motivação é ganhar pelo Benfica e nunca contra ninguém", assegurou.