Presidente do Benfica reage ao anúncio feito pelo líder da Federação Portuguesa de Futebol.
Corpo do artigo
Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, anunciou esta quinta-feira a recandidatura até 2024 ao cargo que ocupa desde 2011, através de uma declaração enviada à agência Lusa. Luís Filipe Vieira, enalteceu o "notável trabalho realizado por Fernando Gomes e a sua equipa à frente da FPF", considerando que é algo que "merece um justo e unânime reconhecimento".
A mensagem do presidente do Benfica, intitulada de "mérito e reconhecimento", manifesta, "de forma inequívoca, o apelo e apoio público à sua recandidatura para um terceiro mandato", justificando-o com "o rigor e a profissionalização da sua estrutura, a isenção que tem pautado a sua relação com os clubes, os extraordinários e inéditos resultados desportivos obtidos pelas diferentes seleções".
"Desde os mais consagrados títulos de campeões europeus e vencedores da Liga das Nações, passando pelas conquistas e troféus conquistados nos escalões mais jovens, futsal ou futebol de praia, pela expansão do futebol feminino", destacou o líder encarnado, lembrando ainda a construção da Cidade do Futebol, em Oeiras, a promoção da modalidade e a criação do canal televisivo 11.
Além destes motivos, Vieira aponta ainda a "importância crescente e presença de dirigentes e quadros da FPF nos órgãos de topo dos principais organismos internacionais do futebol mundial e europeu".
11655247
Fernando Gomes, de 67 anos, cumpre o segundo mandato, depois de ter concorrido sem oposição às eleições de 4 de maio de 2016, alcançando 92% dos votos, e de ter sido eleito pela primeira vez em 10 de dezembro de 2011, ao derrotar Carlos Marta por 10 votos (46 contra 36), sucedendo a Gilberto Madail na presidência da FPF.
Antes de assumir a presidência da FPF, Fernando Gomes liderou a Liga de Clubes de Basquetebol, foi dirigente do FC Porto, entre 1994 e 2010, e presidiu à Liga Portuguesa de Futebol Profissional, entre 2010 e 2011.
Eis a mensagem de Vieira na íntegra:
"Mérito e reconhecimento!
Se algo merece um justo e unânime reconhecimento é sem dúvida o notável trabalho realizado por Fernando Gomes e a sua equipa à frente da Federação Portuguesa de Futebol.
Por isso considero da maior justiça e expresso de forma inequívoca, o apelo e apoio público à sua recandidatura para um terceiro mandato.
O rigor e a profissionalização da sua estrutura, a isenção que tem pautado a sua relação com os clubes, os extraordinários e inéditos resultados desportivos obtidos pelas diferentes seleções, desde os mais consagrados títulos de Campeões Europeus e vencedores das Taças das Nações, passando pelas conquistas e troféus conquistados nos escalões mais jovens, Futsal ou Futebol de Praia, pela expansão do futebol feminino, conciliando tudo isso com a capacidade de reforço das infraestruturas de que é melhor exemplo a construção da Cidade do Futebol e iniciativas de promoção da modalidade focada nos mais variados escalões competitivos, como se comprova com o recente lançamento do Canal 11, são marcas indiscutíveis da qualidade do trabalho realizado e que merece sem qualquer tipo de reservas apoio e continuidade assegurada.
A tudo isto acresce um justo reconhecimento internacional que passa pela importância crescente e presença de dirigentes e quadros da FPF nos órgãos de topo dos principais organismos internacionais do Futebol Mundial e Europeu de enorme importância para a defesa dos interesses do Futebol Português".