
Jan Vertonghen (Créditos: AFP)
Antigo central belga jogou no Benfica entre 2020 e 2022, muitos anos depois de também ter representado o Ajax. Agora retirado, vai assistir na terça-feira a um duelo decisivo para ambas as equipas na Liga dos Campeões, em Amesterdão
Corpo do artigo
Leia também Nuno Markl elogia filho: "Salvou-me a vida e tratou de tudo com o maior sangue frio"
Jan Vertonghen, antigo central belga que jogou no Benfica entre 2020 e 2022, vários anos depois de também ter representado o Ajax, onde completou a formação, anteviu esta segunda-feira um duelo decisivo entre ambas as equipas na Liga dos Campeões (terça-feira, às 20h00), em Amesterdão.
Com os encarnados e os neerlandeses a serem as duas únicas equipas que ainda não pontuaram na prova, Vertonghen revelou, em entrevista ao "Ajax Showtime", que vai marcar presença na Johan Cruijff Arena, a convite do Ajax, para assistir a um jogo que espera "aberto e cheio de tensão e intensidade". "Esta é a última oportunidade para ambos fazerem algo na Liga dos Campeões. Quem perder, está fora", avisou.
Nesse âmbito, o ex-defesa começou por recordar a sua passagem pelo Benfica, onde venceu um campeonato, admitindo que não estava no seu melhor, depois de oito épocas no Tottenham: "Eu cheguei durante o período do coronavírus e isso demorou um bocado. Não passei o melhor tempo no Benfica, mas ainda tenho um sentimento positivo sobre isso, tanto sobre o Benfica como sobre o meu tempo em Lisboa".
Com base nessa experiência em Portugal, Vertonghen comparou o Benfica com o Ajax: "São clubes muito parecidos. São os maiores clubes dos seus países. Ambos têm as melhores academias, jogam em cidades fantásticas e têm adeptos exigentes. Não é divertido quando perdes, mas é ainda melhor quando ganhas", apontou, falando depois sobre a atualidade das águias: "Perderam vários jogadores-chave e também houve uma mudança de treinador. Ainda assim, tenho de dizer que ainda têm alguns jogadores muito bons".
Já sobre José Mourinho, que o treinou na sua última temporada pelo Tottenham (2019/20), Vertonghen avisou: "Ele sabe como ganhar, especialmente em torneios. O Ajax terá de aproveitar as poucas oportunidades que tiver".
De resto, o antigo defesa, que retirou do futebol no final da época passada, ao serviço do Anderlecht, admitiu que lhe custa ver o estado atual do Ajax, que é sexto classificado no campeonato e não vence há quatro jogos em todas as competições, incluindo três derrotas consecutivas.
"De facto magoa. Penso que a constante pressão externa está a ter o seu efeito. Não há tempo para se estabelecer uma estrutura. A razão pela qual Farioli esteve tão bem foi porque ele se conseguiu proteger disso", refletiu, não esquecendo a forma como o agora treinador do FC Porto quase venceu o título da Eredivisie na época passada.

