José Mourinho: "Manu Silva não vem fazer turismo ou para estar no banco a bater palmas"

José Mourinho
AFP
Declarações de José Mourinho na antevisão do Ajax-Benfica da 5.ª jornada da fase de liga da Liga dos Campeões
Que espaço pode ter neste Benfica o Manu Silva? O Manu não tem 90', obviamente que não começa o jogo, e mesmo nos minutos que possa ter e em que nos possa ajudar pode ter condicionamentos. Não vem fazer turismo ou para estar no banco a bater palmas. Se tiver de jogar, jogará. Tem limitações, sobre 'minutagem', intensidade do jogo, ritmo, aí ainda tem alguns problemas. Mas pode jogar. Da recuperação da lesão, está bem. É um jogador do qual precisamos para ter mais equilíbrio no plantel. Se está cá é porque nos pode ajudar."
Ganhou sempre nos Países Baixos... "Não é verdade, perdi com Feyernoord, AZ e empatámos com o Twente. Ganhei foi sempre ao Ajax. Tem um treinador que conhece bem a equipa, não chegou agora simplesmente... Ouvi a conferência dele e identifiquei ideias e princípios que quer impor. Em relação a nós, na Champions, podem sentir o mesmo. Vai ser difícil. O maior desafio é a responsabilidade de ganhar. Uma coisa é querer ganhar, outra é precisar de ganhar. Para mim é o mesmo, eu digo sempre para mim que quero ganhar. Mas é o desafio, tens de ser equilibrado. Temos de ganhar amanhã. Mas tens de jogar com o cérebro, não só com o coração e as emoções."
Por que continua sempre a ganhar ao Ajax? Qual é o denominador comum? "Não sei. Nasci em 1963, imagina para um rapaz dessa altura o que Ajax me diz, os títulos, os jogadores fantásticos geração após geração. Era um gigante europeu. Ganhei pelo Real Madrid, éramos muito melhores, com o Manchester United numa final da Liga Europa - adorei esse porque falaram muito antes do jogo. Além desses, nem me lembro dos outros jogos. Foram com o Real Madrid? Mas era Ozil, Cristiano, Benzema, Di María... era essa a equipa."

