Exames confirmaram fratura do perónio da perna direita do médio, que foi operado ontem ao início da noite. Limitações causadas pela lesão sofrida com o Farense impediram-no de estar nas cerimónias fúnebres de Pinto da Costa. Período de recuperação será, no mínimo, de três meses.
Corpo do artigo
Acabou a época para Vasco Sousa. O médio fraturou o perónio da perna direita na parte final do jogo com o Farense, num lance com Zé Carlos, e ao início da noite de ontem foi submetido a uma intervenção cirúrgica numa unidade hospitalar do Porto. A decisão foi tomada na sequência dos exames complementares realizados durante o dia. Os resultados não revelaram qualquer problema ao nível dos ligamentos ou tendões, mas confirmaram o que se suspeitava desde domingo, face às inúmeras publicações dos companheiros de equipa do internacional sub-21 português a desejar-lhe rápidas melhoras. No entanto, o período de recuperação - no mínimo de 12 semanas - vai impedi-lo de voltar a jogar no que falta disputar do campeonato e da Liga Europa, sendo o Mundial de Clubes, marcado para meados de junho, a possibilidade mais otimista para o regresso.
A lesão sofrida com o Farense foi limitativa para Vasco Sousa e, por isso, o médio não acompanhou o plantel do FC Porto no velório de Pinto da Costa, no domingo à noite, nem nas cerimónias fúnebres do ex-presidente, que decorreram durante a manhã de ontem. De resto, o percurso do jogador de 21 anos entre o Estádio Algarve, onde se disputou o encontro com a equipa de Faro, e o aeroporto da região fez-se de ambulância e não no autocarro dos azuis e brancos. À chegada ao local tinha ainda uma cadeira de rodas para facilitar a deslocação para o avião, outro sinal da gravidade do problema.
A primeira temporada de Vasco Sousa a tempo inteiro na equipa principal do FC Porto termina, desta forma, com 15 jogos. Um azar que chegou no pior momento para o médio e também para os azuis e brancos, uma vez que esperava gozar de mais oportunidades depois da partida de Nico González para o Manchester City. Martín Anselmi perde, assim, mais uma unidade para o meio-campo até ao final da época.
Zé Carlos e Farense pedem desculpa
Zé Carlos, jogador do Farense, pediu desculpa a Vasco Sousa depois da entrada violenta que deixou o jovem do FC Porto com uma grave lesão. “Quando entro em campo, faço-o com o objetivo de dar tudo pelo emblema que represento e nunca com a intenção de prejudicar um colega de profissão. Peço desculpas aos meus colegas, mas, sobretudo, ao Vasco Sousa pelo lance em questão, fazendo votos de uma rápida recuperação”, escreveu nas redes socais. O Farense fez o mesmo desejando “as mais sinceras e rápidas melhoras” pela lesão sofrida “num lance infortúnio”. “Nunca seria intenção do nosso atleta colocar em risco a integridade física de um colega de profissão, pois acreditamos que o futebol se joga com paixão, respeito e fair-play”, referem os algarvios.
Martim Fernandes evolui para treino condicionado
Três semanas depois de ter sofrido uma lesão muscular na coxa direita, aos 15 minutos do jogo com o Santa Clara, Martim Fernandes evoluiu para treino condicionado. Ou seja, o lateral-direito já tem luz verde para realizar alguns exercícios no relvado, embora ainda à parte do grupo. Grujic é agora o jogador há mais tempo lesionado - não integra uma ficha de jogo desde outubro -, tendo feito tratamento e trabalho de ginásio no dia de ontem.