A próxima jornada, 34ª e última do campeonato, vai ser decisiva para Vitória de Setúbal, União da Madeira e Tondela quanto à manutenção na I Liga. Uma das três vai "chorar" a despromoção.
Corpo do artigo
Vitória de Setúbal, União da Madeira e Tondela: uma destas equipas vai descer à II Liga na próxima temporada, mas a decisão só será conhecida na última tal só será conhecida no próximo domingo, quando se disputará a 34ª e penúltima jornada do campeonato.
Apesar da vitória este fim de semana, por 4-1, em casa do Paços de Ferreira, o Tondela é, ainda assim, nesta altura, o mais aflito: está abaixo da linha de água, na 17ª posição, com 27 pontos, mas com possibilidade de garantir a manutenção caso vença a Académica na última jornada e algum dos outros adversários perder.
Vitória de Setúbal e União da Madeira estão no 15º e 16º lugares, ambos com 29 pontos, e terão pela frente, respetivamente, Paços de Ferreira e Rio Ave, equipas ainda na luta mas pelos lugares europeus.
No final da última jornada, há a possibilidade das três equipas terminarem empatadas com 30 pontos (basta que União e Setúbal empatem e o Tondela vença). Nesse caso, o União da Madeira terá desvantagem nos confrontos diretos e acabará por descer de divisão.
A Académica de Coimbra está definitivamente afastada da I Liga na próxima época. Os "estudantes" já não vão sair emergir da linha de água, quando muito ficam em 17º e penúltimo lugar. Atualmente estão na última posição da classificação, com 25 pontos, e jogam com o Tondela, que, caso perca, ainda pode também ser último.