Recuperado da grave lesão que o afastou dos relvados cerca de cinco meses, o novo capitão da equipa vitoriana segue à risca o plano para voltar em pleno. A paragem do campeonat0 até garantiria ao médio mais 15 dias para melhorar o ritmo competitivo, mas o momento da equipa pode ser o ideal para um regresso imediato à titularidade.
Corpo do artigo
Samu prepara o regresso à titularidade, após recuperar da grave lesão que sofreu na época passada. O médio tem seguido à risca o plano delineado pelo departamento médico, em conjunto com a equipa técnica liderada por Luís Pinto, que apontava para reintegração progressiva do jogador, a fim de evitar riscos de recaída.
O médio de 29 anos voltou aos relvados no dia 20 de setembro, quase cinco meses depois de ter sofrido uma fratura na tíbia esquerda na partida contra o Rio Ave. Alinhou 29 minutos no dérbi contra o Braga, e depois a utilização aumentou para 45 minutos, na deslocação a Alverca.
No Ribatejo, Samu substituiu Beni Mukendi, sendo agora forte a possibilidade de o médio português ser titular na partida de sábado, contra o Santa Clara, em detrimento do internacional angolano, considerando que tem dado sinais de estar fisicamente em condições.
O regresso à titularidade até podia acontecer só depois da paragem do campeonato, devido aos compromissos das seleções, garantindo ao jogador mais 15 dias para subir o ritmo competitivo, mas, tendo em conta a exibição menos conseguida da equipa na última jornada, o momento pode ser o ideal para o regresso de Samu, jogador que alia potencial e experiência à voz de comando, tendo sido, aliás, nomeado capitão de equipa, depois da saída de Tomás Händel para o Estrela Vermelha.
Strata no radar romeno
Além de Beni Mukendi, chamado para a seleção de Angola, Tony Strata também deve deixar Guimarães após o jogo contra o Santa Clara. O lateral-direito tem sido titular na seleção de sub-21 da Roménia e tudo indica que seja chamado para o jogo do próximo dia 14, contra o Chipre, entrando depois nas contas para a Taça de Portugal, frente ao União de Lamas, dia 19.