Vimaranenses venceram por 1-0 no reduto do União de Lamas, do Campeonato de Portugal
Corpo do artigo
Leia também Rui Borges reage ao golo do filho na Taça: "Fiquei muito feliz, mas..."
O primodivisionário Vitória de Guimarães venceu este sábado por 1-0 no reduto do União de Lamas, que milita no quarto escalão, numa partida marcada pelas condições atmosféricas adversas, avançando para a quarta eliminatória da Taça de Portugal de futebol.
O cabeceamento do defesa central espanhol Óscar Rivas, ao minuto 51, revelou-se decisivo, perante um cenário em que os minhotos impuseram o seu domínio, com diversas oportunidades, mas tiveram dificuldades em apresentar o seu melhor futebol devido ao estado do relvado.
Francisco Enes, guarda-redes do União de Lamas, teve várias intervenções exigentes ao longo do primeiro tempo, com destaque para o impressionante mergulho em resposta ao forte remate de Samu, aos 24 minutos.
A grande oportunidade dos visitantes da metade inicial ocorreu aos 37 minutos, quando se gerou uma grande concentração de jogadores dentro da área dos anfitriões - o guardião unionista defendeu a bola numa primeira instância, mas esta ficou à boca da baliza, sem que ninguém conseguisse desviar.
O nulo ao intervalo era meritório para a equipa da Série B do Campeonato de Portugal, muito aguerrida na tentativa de contrariar o maior poderio vimaranense.
Mas, aos 51 minutos, a partir de um pontapé de canto exemplarmente cobrado por Samu Silva, Óscar Rivas saltou mais alto do que todos os adversários e, de cabeça, inaugurou o marcador.
Com o resultado a seu favor, o Vitória de Guimarães conseguiu uma maior tranquilidade, embora não tenha evitado algumas aproximações pontuais do adversário à sua baliza.
Aos 70 minutos, o guarda-redes Francisco Enes cometeu um erro crasso, deixando a bola à disposição de Alioune Ndoye, que assistiu Diogo Sousa, mas o jovem médio desperdiçou a oportunidade de dilatar a vantagem com a baliza à sua mercê e a margem mínima manteve-se até final.
Na próxima eliminatória, o Vitória de Guimarães recebe o Mortágua, da Série C do Campeonato de Portugal.