Equipa canarinha segue para a quarta eliminatória da Taça de Portugal
Corpo do artigo
Com um golo nos instantes finais, o Estoril, da I Liga, afastou o Belenenses, da Liga 3, da Taça de Portugal ao vencer por 2-1 num dérbi lisboeta da terceira eliminatória.
O Estoril saiu para intervalo em vantagem graças a um golo de Pizzi, na cobrança de uma grande penalidade aos 27 minutos, mas na segunda parte o conjunto do Restelo reagiu e igualou aos 50', por Eduardo Souza. O empate prolongou-se e o cenário prolongamento parecia definir-se, mas André Lacximicant apontou o golo decisivo para os canarinhos aos 90+4 minutos.
Com este triunfo sobre o seu vizinho lisboeta, a equipa da Linha de Cascais segue para a quarta eliminatória da prova rainha e irá marcar encontro com o Famalicão, em casa, num duelo de primodivisionários, evitando uma eliminação precoce, a exemplo do que sucedeu com Rio Ave, Alverca, Estrela da Amadora, Gil Vicente e Moreirense, todos afastados por equipas dos escalões inferiores.
O Estoril começou determinado em evitar surpresas e criou perigo aos sete minutos através de André Lacximicant, que apenas não celebrou devido a excelente intervenção de Gonçalo Pinto.
O conjunto visitante, favorito à partida em função dos dois escalões de diferença, mostrava-se mais afirmativo e voltou a esbarrar na boa prestação do guardião belenense, Gonçalo Pinto, que defendeu com os punhos um remate potente (e distante) de Tiago Brito.
O Estoril ameaçava o primeiro golo e obteve-o aos 27 minutos na conversão de uma grande penalidade, conquistada por André Lacximicant, que se antecipou a Gonçalo Pinto, obrigando-o a derrubá-lo. Na cobrança, Pizzi não desperdiçou e colocou os estorilistas na frente do resultado.
O emblema visitante continuava mais rematador e vencia com justiça perante um Belenenses que, no primeiro período, incomodou a baliza do Estoril por duas ocasiões, aos 20 minutos por Midana Sambu e aos 45'+1' por Miguel Bandarra.
A ida aos balneários reforçou a fé do emblema do Restelo, que em menos de cinco minutos descobriu a igualdade através de parceria formada entre Evandro Barros, que amorteceu a bola, e Eduardo Souza, que aproveitou a oportunidade para finalizar.
O empate moralizou o Belenenses e a partida foi seguindo equilibrada até aos minutos finais, que tiveram uma oportunidade para cada lado - André Lacximicant aos 83 minutos e João Machado pelo Belenenses aos 90'+1'.
Perto do final, Lacximicant, que já havia estado em evidência com alguns remates perigosos no decorrer do encontro, decidiu a eliminatória a favor do Estoril com um remate cruzado após ter sido assistido por Yanis Begraoui, que recuperou o esférico, iniciou a transição e serviu a preceito o seu companheiro de equipa para o golo da vitória.
Leia também Rúben Neves negoceia com o Al Hilal a renovação de contrato