O Vitória está sem vencer nas provas da UEFA há dez jogos. Último triunfo foi com o Rijeka.
Corpo do artigo
O Vitória precisa de vencer o Marselha para continuar com hipóteses de apuramento para a fase seguinte da Liga Europa e, se o fizer, conseguirá uma boa proeza. Afinal de contas, a equipa minhota está a lutar contra o peso da história, tentando inverter uma tendência que tem vindo a consolidar-se. Isto porque o Vitória está sem vencer nas provas da UEFA há dez jogos. O último triunfo foi conseguido em setembro de 2013, frente aos croatas do Rijeka, por sinal com um resultado bem robusto (4-0 no Estádio D. Afonso Henriques, com golos de Abdoulaye, Nii Plange, Maazou e André André). Douglas e Moreno, únicos pontos de contacto com o plantel atual, foram titulares.
Desse jogo para cá, a equipa vitoriana tem um percurso com sete derrotas e três empates. E se alguns desses resultados foram considerados normais ou aceitáveis, houve outros que causaram espanto, como as duas derrotas com o Altach, na terceira pré-eliminatória de acesso à Liga Europa na época 2015/16.
Esta noite, o Vitória vai realizar também o 62.º jogo nas competições da UEFA, tendo um registo de 15 triunfos, 13 empates e 33 derrotas. É o segundo confronto com equipas francesas, depois do primeiro embate com o Lyon, na época 2013/14 (empatou em França e perdeu em Guimarães).