Com a média de pontos conquistados até agora, nunca a equipa vitoriana ficou de fora das competições continentais para clubes.
Corpo do artigo
O sexto lugar na classificação, a esta altura, pode não deixar satisfeitos os adeptos vitorianos, fervorosos no apoio e a querer sempre mais e melhor para a sua equipa, mas a verdade é que o registo do campeonato tem indicadores que apontam para a obtenção de objetivos europeus.
13416843
Decorridas 21 jornadas do campeonato, o V. Guimarães tem uma média de pontos de 1,67 (provenientes de 10 vitórias e cinco empates). A média, por si só, pode não dizer muito, mas feito o comparativo com as épocas anteriores - nomeadamente desde 1995/96, quando as vitórias passaram a valer três pontos - constata-se que com este indicador (e mantendo-o), a equipa chegou ao final da época sempre em lugares de acesso à Liga Europa.
Com uma média de pontos igual ou superior a 1,50 pontos por jornada (2002/03), o emblema conseguiu sempre presença nas provas da UEFA. Conseguiu-o mesmo com 1,43 pontos, em 2010/11. Em 2012/13, o V. Guimarães fez uma média de 1,33, o que não deu um lugar na tabela classificativa com direito à Europa, mas beneficiaram da conquista da Taça de Portugal para marcar presença na montra europeia.
Com a média de pontos conquistados até agora, nunca a equipa vitoriana ficou de fora das competições continentais para clubes
A melhor época, em termos de média de pontos, foi a de 2016/17, com 1,82 pontos por jornada, mas a de maior visibilidade futebolística foi em 2007/08 - média de 1,77 - quando o emblema conseguiu o terceiro lugar e a entrada na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Feitas as contas... é só manter a média até final de 2020/21.
Esta época, o acesso direto à Liga Europa é exclusivo ao vencedor da Taça de Portugal. A classificação do campeonato contempla duas vagas para a segunda e terceira pré-eliminatória da Conference League.