"Em criança assistia a jogos do Quaresma. Tenho amigos que me ligam por causa dele..."
ENTREVISTA - A partilhar a liderança de uma defesa totalmente remodelada com Jorge Fernandes, Mumin reagiu com surpresa à contratação do galáctico Ricardo Quaresma, uma "inspiração para qualquer jogador"
Corpo do artigo
A experiência internacional e a classe de Quaresma são patrimónios imateriais de um Vitória recheado de juventude. Mumin encara o internacional português como uma referência e diz que ele também é um bom tema de conversa com os amigos.
"Quaresma é uma inspiração para qualquer jogador de futebol"
Como reagiu à contratação de Ricardo Quaresma, um campeão europeu, entre muitos outros títulos?
-Foi uma grande surpresa. Quando era criança, assistia a jogos dele pela televisão. É um jogador especial e muito experiente, uma inspiração para qualquer jogador de futebol. Admiro a sua atitude em campo e não para de dar conselhos. Ajuda-me e aprendo bastante com ele.
No Gana perguntam-lhe muitas coisas sobre ele?
-Tenho amigos que me ligam por causa dele (risos). Perguntam-me várias coisas, como é em campo ou até fora. É um jogador famoso, conhecido em qualquer parte do mundo.
Qual é o jogador mais difícil de marcar nos treinos: Quaresma, Rochinha, Edwards ou Estupiñán?
-Nos treinos todos são complicados de travar. O nosso treinador exige muito de todos e ninguém quer ficar para trás. Dão todos muito trabalho, o que é muito positivo. Torna a equipa forte.
Quem é o líder da defesa: você ou Jorge Fernandes?
-Somos os dois [sorrisos]. Levamos já vários jogos juntos e, por isso, o entendimento é cada vez melhor. Como já disse em relação à equipa, há química entre nós.
"Os adeptos são fantásticos"
Encantado com a devoção do público, o central alimenta o sonho de ser chamado à seleção do Gana.
Nem o confinamento apagou a fama de dedicação total dos adeptos ao Vitória. Enquanto torce pelo regresso à normalidade, Mumin tenta conhecê-los melhor através da internet.
Já se apercebeu da paixão febril dos adeptos pelo Vitória?
-Constatei essa paixão através de vários vídeos no Youtube. São verdadeiramente malucos, fantásticos. Enchem qualquer estádio, proporcionando ambientes incríveis. Isso é impressionante para quem é novo no clube.
Não conta qualquer chamada à seleção do Gana. Jogando em Portugal, esse objetivo torna-se mais fácil?
-Portugal oferece essa possibilidade, tem uma liga bastante importante. Resta-me melhorar. Atingindo o meu máximo potencial, acredito que a seleção poderá tornar-se uma realidade. Até lá, o selecionador tomará as melhores escolhas enquanto eu tratarei de melhorar a minha performance. Quando chegar o momento, estarei disponível.