A FIFA alega que os dois clubes infringiram o regulamento de transferências.
Corpo do artigo
A FIFA multou Benfica e Sporting por violação do regulamento de transferências do organismo que gere os destinos do futebol mundial.
Os encarnados vão ter de pagar uma coima de 150 mil francos suíços (cerca de 125 mil euros), uma vez que o órgão alega que as águias registaram dois contratos que permitiram a entrada de uma terceira parte que "influenciou a independência do clube". Além disso, o Benfica terá ainda de desembolsar 15 mil francos suíços (cerca de 12,5 mil euros) por uso incorreto do ITMS (plataforma de registo de transferências).
O clube da Luz foi ainda absolvido das acusações de ter ficado com possibilidade de influenciar a independência do Celta de Vigo, na sequência de um negócio entre os dois emblemas. A FIFA esclarece que a versão de 2012 do seu regulamento de transferências "não tinha base legal para sancionar um clube que adquirisse a possibilidade de influenciar" outro clube.
Por essa transferência, o Celta de Vigo foi multado em 65 mil francos (cerca de 54 mil euros).
Já o Sporting foi sancionado com uma multa de 110 mil francos suíços (92 mil euros). Em relação ao clube de Alvalade, a FIFA aponta que os verde e brancos também avançaram com dois contratos que permitiram a presença de uma terceira parte - o órgão também fala de influência na independência do Sporting -, além de não terem dado conta da existência de terceiros nos referidos negócios. A multa também castiga os leões por não terem colocado informação correta e exigida no ITMS.