Os lances polémicos vão ser mostrados em ecrãs gigantes para que o público entenda o que se está a passar
Corpo do artigo
A FIFA pretende aproximar os adeptos do videoárbitro (VAR) e, nesse sentido, quer mostrar as imagens dos lances analisados nos ecrãs gigantes dos estádios que vão receber o Mundial da Rússia,
"A comunicação com o público é muito importante", destacou Sebastian Runge, diretor de tecnologia da IFAB (International Football Association Board, o órgão da FIFA que decide as mudanças nas regras do futebol). "As repetições não serão mostradas enquanto o árbitro vê as imagens, porque não queremos que as reações do público possam influenciar a sua decisão. Mas depois de ele decidir, o lance será mostrado aos adeptos e um 'speaker' explicará por que razão a jogada foi revista e por que foi tomada a decisão."
O conhecido árbitro Pierluigi Collina, agora responsável pela arbitragem da FIFA, está entusiasmado com a introdução do VAR, vaticinando-lhe um enorme sucesso. "O VAR existe para evitar os erros óbvios, e não para ser utilizado em lances comuns do jogo", lembrou.
Em Portugal este sistema é utilizado desde o início da temporada mas as imagens não são partilhadas com os espetadores nos estadios.