Golo de Pica já perto do fim carimbou o triunfo frente ao Vitória de Setúbal.
Corpo do artigo
Um golo de Pica, aos 86 minutos, garantiu hoje ao Tondela um triunfo por 1-0 no terreno do V. de Setúbal, em jogo da 31.ª jornada da I Liga.
Apesar deste triunfo, o Tondela mantém-se no 18.º e último lugar, agora com 23 pontos, a um ponto do penúltimo, a Académica de Coimbra, que no sábado perdeu em casa com o FC Porto, por 2-1.
Com esta derrota, os sadinos, que somaram o 12.º jogo consecutivo sem vencer, desceram ao 15.º lugar, com os mesmos 29 pontos, cinco acima da linha de água.
Depois de na jornada anterior quase ter surpreendido o Benfica na Luz, Quim Machado, treinador dos sadinos, repetiu o esquema de 3x4x3, usando-o pela primeira vez no Bonfim, para tentar quebrar o ciclo de 11 jornadas sem ganhar.
Um cruzamento de Nuno Pinto, logo aos quatro minutos, em que Frederico Venâncio cabeceou com perigo para defesa de Cláudio Ramos, deu a ideia de que os sadinos podiam superiorizar-se aos no jogo. Pura ilusão.
O Tondela, a atuar sob a ameaça iminente de cair na próxima jornada na II Liga, conseguiu, num espaço de três minutos, colocar em sobressalto a baliza defendida por Ricardo. Ao guarda-redes valeu a falta de pontaria de Erick Moreno (23), Wagner (24) e Nathan Júnior (25).
Perante os sinais de nervosismo do púbico da casa, o V. Setúbal apenas por um par de ocasiões conseguiu ameaçar antes do intervalo a baliza contrária. Em ambas as ocasiões, o avançado Vasco Costa, assistido por Toni Gorupec, não foi eficaz.
Numa altura em que se pensou que o nulo iria ser o desfecho do jogo, o central Pica, após canto apontado na esquerda, aproveitou uma intervenção incompleta de Ricardo e a passividade dos defesas sadinos para empurrar para o golo do Tondela, que se mantém vivo na luta pela fuga à despromoção.
No final do jogo, os vitorianos mostraram o seu desagrado, contestando o treinador Quim Machado. No meio da ira dos adeptos, o presidente Fernando Oliveira, já junto à sala de imprensa, também foi alvo de protestos de cerca de uma centena de pessoas.