Tiago Mendes é uma surpresa na incubadora do Vitória: "Ninguém estava à espera"
A equipa técnica que acompanhará o novo técnico ainda não está definida e será apresentada, em Guimarães, mais tarde, tal como o treinador.
Corpo do artigo
À semelhança do Braga, que só na época passada, no caminho para o terceiro lugar no campeonato - lançou três treinadores na I Liga, e ainda transferiu um deles, Rúben Amorim, para o Sporting - o Vitória de Guimarães também apostou num ex-futebolista em início de carreira para reconquistar um lugar nas competições europeias e anunciou, perto da meia-noite de anteontem, a contratação de Tiago, 39 anos, outrora médio da Seleção Nacional e do Atlético de Madrid, entre outros.
Tiago iniciará no Berço a carreira de treinador principal numa liga profissional, depois de completar o curso de nível IV
O nome causou surpresa. Tiago - agora Tiago Mendes - foi adjunto de Simeone em Madrid e selecionador de sub-15. "Todos os elementos usados para avaliar nós conhecemos do Tiago enquanto jogador, que é uma dimensão completamente diferente", nota José João Torrinha, colunista vimaranense d"O JOGO.
Também João Alves, ex-jogador do Vitória, regista a surpresa geral e apela ao passado de Tiago como jogador de elite para sustentar a esperança numa história feliz, que Quim, ex-guarda-redes e companheiro no Braga e na Seleção Nacional, dá como certa: "Tem qualidade e terá muito sucesso".
Nas redes sociais, os adeptos estranharam a ausência de uma apresentação formal. O ritual terá de esperar mais algum tempo, e o anúncio da equipa técnica completa também, uma vez que, por estes dias, Tiago está confinado à Cidade do Futebol, em Oeiras, onde frequenta o curso UEFAPro, que o habilitará a treinar no escalão principal e só quando a agenda do curso o permitir poderá apresentar-se como rosto do Vitória para a nova temporada.
Braga, Benfica, Chelsea, Lyon, Juventus e Atlético de Madrid foram os clubes por onde Tiago passou nos seniores. Terminou a formação no rival Braga
José João Torrinha (colunista d"O JOGO)
"Tudo é uma incógnita"
"Quando um treinador é escolhido, analisamos o estilo de jogo, de comunicação, à luz dos critérios que definem um bom treinador e fazemos o nosso juízo. No caso do Tiago, tudo isso é uma incógnita. Do Tiago treinador não conhecemos nada. Desejamos que tenha todo o sucesso, mas é evidente que é uma aposta de risco. De resto, a partir do momento em que é o escolhido, é o meu treinador e estou com ele."
João Alves (ex-futebolista do V. Guimarães)
"Ninguém estava à espera"
"É uma escolha que, no mundo vitoriano, por aquilo que ouço, 90 e tal por cento das pessoas não estaria à espera. Mas, pronto, foi o escolhido. A carreira como jogador fala por ele. Teve vários treinadores campeões com quem certamente também aprendeu bastante e vem para um clube que lhe dará condições para iniciar a carreira como treinador principal numa equipa profissional e singrar. Com a sua competência e profissionalismo, certamente irá ter sucesso."
Quim (ex-futebolista, internacional A)
"Tem qualidade e terá sucesso"
"Não tenho dúvidas acerca da qualidade do Tiago. Já não tinha como jogador, acredito que será um treinador com grande qualidade. O Tiago sabe das suas qualidades, é uma pessoa confiante, naturalmente irá necessitar de alguma sorte, mas sabe que tem qualidades e que terá muito sucesso. Acredito que a postura dele será idêntica à que tinha como jogador, tranquila e que tirou algo de todos os grandes treinadores que teve."
12480025