Ajax não facilita, mas o neerlandês continua a ser o médio que Farioli quer
Corpo do artigo
A primeira proposta do FC Porto por Kenneth Taylor pode não ter convencido o Ajax, mas esse é um dossiê que não está fechado, nem pouco mais ou menos. O médio de 23 anos continua a ser o desejo de Francesco Farioli – e, por consequência, da SAD – para o posto de “box-to-box”, que é tido como sendo de reforço prioritário pela estrutura de futebol profissional dos dragões. E se também há consciência de que o clube de Amesterdão não vai facilitar nas negociações por um dos jogadores mais valorizados do plantel, a cúpula liderada por André Villas-Boas acredita que será possível chegar a uma plataforma de entendimento, jogando com o tempo, de olho nesse objetivo.
Mesmo sabendo que, muito provavelmente, serão exigidos valores acima dos 15 milhões de euros (M€) avançados na oferta inicial – mais 2 M€ em objetivos –, o FC Porto acredita que este é um processo que pode arder em lume brando. O Ajax quererá realizar um encaixe significativo este verão para equilibrar contas, e Taylor é, nesta fase, uma das únicas vias para concretizar esse desígnio. Há, ainda, a possibilidade de “jogar” com percentagens do passe de Kenneth, um pouco à semelhança do que sucedeu com Samu no verão passado.
Sem querer entrar em loucuras, a SAD azul e branca sente também que um eventual investimento mais avultado na contratação de Taylor pode vir a ser compensado mais à frente, atendendo à elevada margem de progressão do centrocampista. Farioli, conhecedor profundo das características do jogador que treinou em 2024/25, não tem dúvidas: o ex-pupilo é a peça perfeita para o miolo portista na nova temporada, embora os dragões tenham outros alvos identificados. Pelo meio, à margem da resistência que vai oferecendo à venda de Kenneth Taylor, o Ajax já vai alinhando o possível substituto. Nos últimos dias, Oscar Gloukh, israelita do Salzburgo, foi dado como alvo. Ele que, curiosamente, também chegou a ser colocado na órbita do FC Porto...