Confira as notas atribuídas por O JOGO aos jogadores do Sporting que participaram na vitória por 1-0 na deslocação ao terreno do Penafiel, para a Taça da Liga.
Corpo do artigo
João Virgínia 6
Noite tranquila no quinto jogo a titular. Aos 68", com a mão esquerda, tirou um golo certo na pequena área.
Neto 6
Foi amarelado aos 35", mas usou a experiência para resolver os lances de perigo. Pediu a Gonçalo Esteves para gerir as subidas, de modo a não abrir o lado direito.
Coates 7
Nas alturas, cabeceou direto ao ferro, logo aos 8". Imperial em todas as ações defensivas, dobrou todos os colegas e fechou a porta no assomo final do Penafiel.
Matheus Reis 6
Mais afoito com bola, evitou dois rivais e isolou Tiago Tomás, que não encontrou o golo aos 23". Na segunda parte até à linha foi cruzar. Sem erros defensivos a assinalar.
Gonçalo Esteves 6
Um dos principais desequilibradores do Sporting. Aos 20" tirou da frente três rivais numa das transições ofensivas que lançou. Sofreu no fim para conter iniciativas, mas vai dando garantias.
Daniel Bragança 6
Contido na primeira parte, sofreu para arrancar com bola e encontrar linhas de passe. Ganhou intensidade e compensou a saída de Ugarte. Acabou em grande.
Nuno Santos 6
Primeira parte discreta, acumulando desentendimentos com Sarabia. Subiu de rendimento ao intervalo, fez centros perigosos e apareceu nas zonas certas.
Tabata 6
A canhota de Tabata levantou bolas perigosas para a área penafidelense, nomeadamente a que Coates enviou ao poste. Com Gonçalo Esteves aberto, descaiu para o centro para pautar o jogo e os contra-ataques, sendo influente no único golo. Na primeira parte foi tocado na área, mas o árbitro considerou simulação e admoestou-o. Foi expulso por acumulação de amarelos num carrinho arriscado face ao cartão que já tinha.
Tiago Tomás 7
Lutador, tanto que a ressaca do remate de Tabata veio ter com o seu pé esquerdo para o 1-0, recompensando-o pela entrega e boa pressão. Perdulário em duas ocasiões claras, demorando a visar a balizar rival, obrigou Macedo a outra boa defesa.
Sarabia 5
Colocou Tiago Tomás em boa posição para finalizar aos 8" e depois teve influência antes do golo. A partir daí, muitos passes errados nas combinações com Nuno Santos. Saiu ao intervalo para gerir o físico e repartir minutos com Pote.
Pedro Gonçalves 5
Desperdiçou duas chances de golo. Somou algumas perdas de bola comprometedoras no meio-campo defensivo. Ansioso por resolver.
Matheu Nunes 4
Uma perda de bola em zona frontal, aos 90"+2", exemplifica a exibição frouxa. Pouco focado. Errante nas ações.
Gonçalo Inácio 5
Dois cortes, à direita, dobrando Gonçalo Esteves.
A FIGURA
Ugarte: 7
Agressividade contagia e gera contragolpes
Rúben Amorim explicou, no final do jogo, que as substituições estavam pensadas para gerir a carga nos atletas e só isso justifica que Ugarte tenha saído aos 60 minutos. Um jogo contagiante por parte do médio uruguaio, mostrando como no meio está a virtude. Ainda peca por sair, por vezes, da zona que é mais destinada a um trinco, mas compensa pela agressividade, recuperando bolas, a maioria destas bem à frente. Potenciou muitos contragolpes dos verdes e brancos e nunca tremeu a efetuar passes entrelinhas, tornando o jogo do Sporting acertadamente vertical. Está em bom momento e aproveita a lesão de Palhinha.