Sporting tenta oitava vitória no Troféu Cinco Violinos, que volta a ter público
O Sporting faz este domingo o primeiro e único jogo de preparação no Estádio de Alvalade e têm um registo de sete vitórias no Troféu que na época passada foi disputado à porta fechada.
Corpo do artigo
O Sporting defronta este domingo o Sevilha, a partir das 19h45 no Estádio José Alvalade, naquele que será o jogo de apresentação da equipa aos sócios e adeptos. As equipas vão disputar o Troféu Cinco Violinos que, três anos depois, volta a contar com público nas bancadas. Em 2020 o jogo previsto com o Nápoles teve de ser cancelado em virtude da covid-19 e no ano passado o embate com o Lyon foi jogado à porta fechada ainda devido à pandemia.
Desta feita e pela primeira vez com Rúben Amorim, o Sporting voltar a ter apoio no primeiro e único desafio de preparação que será jogado em Alvalade. Antes desta partida, os leões jogaram nove, com um saldo de cinco vitórias, três empates e uma derrota, esta precisamente no último jogo, com o Portimonense.
O Sevilha, adversário no encontro deste domingo com início às 19h45, é o décimo que o Sporting defronta nesta pré-temporada, onde soma cinco vitórias, três empates e uma derrota.
Historicamente, o Sporting dá-se bem neste troféu que é disputado desde 2012, tendo conquistado sete de nove edições, embora sofrendo derrotas nos anos de 2018, nos penáltis frente ao Empoli, e 2019, permitindo uma reviravolta ao Valência.
Slimani, um jogador que não entra nas contas de Amorim e não treina com o plantel, é o melhor artilheiro do troféu com três golos, dois pelos leões e um pelo Lyon, obtido no ano passado antes de regressar em janeiro ao clube. Paulinho e Pedro Gonçalves garantiram o triunfo por 3-2 nesse embate com os franceses. Curiosamente, resultado igual ao da única visita do Sevilha a Alvalade em jogos oficiais, quando foi eliminado da Taça UEFA, em setembro de 1983.
Acuña e Gudelj em Alvalade
Dois ex-jogadores do Sporting voltam este domingo a Alvalade: Acuña e Gudelj. O argentino esteve nos leões entre 2017 e 2020 e foi transferido para o Sevilha por 11,25 M€, após ter sido afastado do grupo por Amorim. Ganhou uma Taça e duas Taças da Liga em 135 partidas nos verdes e brancos. O médio sérvio fez a época 2018/19 no Sporting, cedido pelo Evergrande, e ganhou menos uma Taça da Liga que o lateral.
Lopetegui e três ex-dragões
Julen Lopetegui, treinador do Sevilha, orientou o FC Porto época e meia e trouxe até Portugal 31 jogadores, entre os quais se contam três ex-dragões. Fernando jogou na Invicta entre 2008 e 2014. Óliver Torres chegou nesse ano e saiu para os sevilhanos em 2019, por quase metade do que custara. Tecatito Corona deixou o FC Porto em janeiro a troco de 3 M€, após jogar nos azuis e brancos seis épocas e meia.
15043608
15043493