O Burnley está perto de garantir a subida à Premier League e terá de liquidar o valor da cláusula obrigatória de compra do passe do extremo inglês
Corpo do artigo
O Sporting está perto de encaixar 11 milhões de euros com Marcus Edwards. Emprestado ao Burnley, no último verão, ficou estabelecido que o emblema do Championship ficaria com uma cláusula obrigatória de compra do passe do jogador no valor de 10 milhões de euros, mais um em variáveis, caso subisse ao primeiro escalão do futebol inglês, portanto, à Premier League. Ora, o Burnley ocupa o segundo lugar da classificação, com os mesmos pontos do Leeds, líder, numa altura em que faltam disputar seis jornadas. Sabendo-se que os dois primeiros sobem diretamente à Premier e tendo o Burnley mais cinco pontos do que o Sheffiled United, terceiro classificado, a probabilidade de disputar a principal competição do futebol inglês na próxima época é elevadíssima, pelo que os leões já fazem contas a um encaixe de 11 milhões de euros.
Recorde-se que o jogador inglês foi contratado ao V. Guimarães, em 2022, por 7,75 milhões de euros, por 50% dos direitos económicos. Por altura da transferência de Porro para o Tottenham, em 2023, o Sporting resgatou mais 15 por cento do passe, ficando com 65 por cento – os restantes 35 por cento continuam na posse dos spurs. Edwards, que não conseguiu ser protagonista em Alvalade de forma consistente, tem contrato com o clube até 2026.
Entretanto, à margem desta situação, Tim Sherwood, médio que atuou no Tottenham, deixou rasgados elogios a Edwards, que fez a sua formação nos spurs. O antigo jogador entende que o canhoto tinha lugar no Manchester United de Rúben Amorim. “Fiquei chocado quando deixou o Tottenham. Senti, naquela altura, que precisava de mais tempo. Mas talvez tenha perdido a paciência e a opção fosse dar um passo diferente na carreira. Foi para Portugal e funcionou muito bem. Regressou agora a Inglaterra e está a ser muito importante no grande campeonato do Burnley”, disse à Sky Sports.
“Scott Parker [treinador do Burnley] via muitos treinos quando estava nos spurs. Por certo detetou esse talento em Marcus Edwards. Sei que gostou do que viu no Sporting quando Rúben Amorim estava no comando. O Manchester United tem alguns jogadores piores do que o Marcus Edwards. Surpreende-me que Amorim não tenha apostado nele. Tem um talento muito especial e é agradável aos nossos olhos”, acrescentou Tim Sherwood.
O extremo de 26 anos leva 13 jogos, dois golos e uma assistência, pelo clube do segundo escalão inglês.