Sporting insiste na divulgação dos áudios do VAR: "O golo do empate do Benfica é irregular"
A SAD leonina emitiu um comunicado a realçar a importância da divulgação dos áudios do VAR
Corpo do artigo
Frederico Varandas, presidente do Sporting, defendeu recentemente que os áudios do VAR devem ser revelados e esta segunda-feira o Sporting reforçou esse desejo, apontando um erro decisivo para o empate do Benfica em Alvalade, no domingo à noite (2-2).
Os leões denunciam um "erro técnico do VAR" na validação do golo do empate de João Neves, nos descontos, que terá "impedido" os leões de vencer a partida e conquistar os três pontos.
O comunicado na íntegra:
"A Sporting Clube de Portugal - Futebol, SAD volta a reforçar a necessidade de serem conhecidos os áudios entre o VAR e as equipas de arbitragem. O jogo de ontem, frente ao Benfica, ficou marcado por uma decisão no final da partida onde a unanimidade da crítica afirmou que o golo do empate do adversário é irregular por bloqueio de um jogador encarnado em fora de jogo ao capitão leonino. Há, claramente, um erro técnico do VAR que não aplicou as leis de jogo, impedindo que a nossa equipa conquistasse os três pontos.
Apesar de a FIFA proibir a transmissão dos áudios em direto, em Inglaterra, na semana passada, o responsável máximo da arbitragem, o ex-árbitro Howard Webb, mostrou lances da jornada anterior e respetivos áudios na televisão, explicando as decisões do VAR e apostando numa maior transparência de todo o processo.
16399309
A única forma de conseguirmos ter em Portugal uma arbitragem mais qualificada e profissional, é trilharmos um caminho pela transparência, onde seja conhecido o racional de decisões que afetam os clubes e a classificação final. Serem conhecidos os áudios do VAR é certamente um passo correto e de extrema importância nesse sentido.
Sabemos que esta foi uma época aquém das expectativas e não queremos, de forma alguma, desculpar o facto de não termos conseguido alcançar os nossos objetivos. No entanto, existem decisões erradas e sem explicação racional que são prejudiciais para nosso futebol e neste caso em concreto falsearam a verdade desportiva do jogo.
Agradecemos, ainda, todo o apoio demonstrado pelos Sócios e adeptos no dérbi, tendo sido inexcedíveis no papel de 12.º jogador."
16400293