Treinador manifesta alguma fragilidade em relação ao futuro, mas notáveis nem querem ouvir falar na saída
Corpo do artigo
"Coloco o meu lugar nas mãos do presidente"; "Vou começar a próxima temporada mais fragilizado? Obviamente. O meu lugar está sempre à disposição". Estas frases são da autoria de Rúben Amorim e foram proferidas durante a conferência de imprensa após o dérbi contra o Benfica, no último domingo, em Alvalade. Amorim está seguro até 2026, duração do vínculo com o Sporting, mas isso não o inibe de manter a porta entreaberta.
Antigos dirigentes, Menezes Rodrigues e Rui Meireles não encontram debilidades no discurso do treinador e não admitem a existência de uma rutura com a administração da SAD leonina.
Fará sentido o técnico que conduziu o Sporting ao título de campeão nacional 19 anos depois sentir-se tão fragilizado e desconfiado? Não. A resposta é partilhada por três notáveis do clube que não admitem um cenário de rutura.
"Não é calculista nem se aproveita da situação. Um treinador deve ser avaliado pelo seu desempenho"
"O Amorim limita-se a responder às vossas questões. As suas respostas são perfeitamente normais, é a lógica de um tipo de boa-fé que não quer entrar em litígio com ninguém. Amorim tem um discurso de grande nobreza e caráter", sublinhou Menezes Rodrigues, antigo vice-presidente, acreditando que Amorim irá manter-se intocável no clube. "Não é calculista nem se aproveita da situação. Por mim, fica. Há pessoas que parece que gostariam que ele se fosse embora, mas isso não vai acontecer, de certeza. É um jovem caloroso e simpático", reagiu.
"Sporting deu um banho de bola ao Benfica na primeira parte e isso não pode ser desprezado"
Menezes Rodrigues defende ainda que "um treinador dever ser avaliado pelo seu desempenho" e não "unicamente pelos resultados obtidos". "Não ganhou títulos este ano, mas irá chegar à vitória nos seguintes. Ontem [anteontem], por exemplo, o Sporting deu um banho de bola ao Benfica na primeira parte e isso não pode ser desprezado".
"Cometeu erros de apreciação mas isso não apaga tudo o que de bom tem feito"
Também Rui Meireles, antigo diretor-financeiro, não acredita que Amorim abandone o projeto ou seja empurrado. "O Rúben Amorim quer continuar no Sporting e está feliz. Ele reconhece que cometeu alguns erros de apreciação mas isso não é motivo suficiente para apagar tudo o que de bom tem feito no Sporting. Como tudo na vida, não há um amor 'forever', mas ele faz parte deste projeto e tem de continuar. É evidente que tem de rever algumas das suas convicções. Em determinados momentos levou demasiado longe as suas convicções, mas não me parece que haja motivo para que abandone o projeto", sintetizou.
16401422
Menezes Rodrigues não desarma e garante que com Amorim o Sporting vai voltar a conquistar mais títulos. "Amorim é um homem novo, revelou as suas qualidades, é um líder para os jogadores. Não cria atritos, conduz bem a equipa nos treinos, jogos e balneários. Revela soluções táticas inovadoras. Vai certamente chegar a outras vitórias".
"Há um certo exagero no seu discurso quando diz que está nas mãos do presidente"
Carlos Severino, ex-candidato à presidência do Sporting, também quer ver Amorim ao leme durante mais alguns anos, mas não entende o discurso "ambíguo" do técnico. "Acho que há um certo exagero quando diz que está nas mãos do presidente. Ele tem contrato até 2026 e ninguém o vai mandar embora porque há um projeto para cumprir. Acho que deve continuar e não percebo tanta lamúria", atirou Severino.
Treinador não precisa de fazer "choradinho"
Apesar de alinhar na continuidade do treinador, justificada pelo desempenho nos anos anteriores e não tanto na presente temporada em que "falhou o acesso à Champions", Carlos Severino é da opinião que Amorim deveria ter um discurso mais "assertivo" em relação à sua continuidade, pois esta nunca foi posta em "causa pela SAD". Aliás, o antigo candidato à cadeira do poder do Sporting, lembra que "há um contrato assinado até 2026".
16399309
"O Rúben tem sido uma mais-valia, mas tem de acabar com a margem de especulação e tem de dizer abertamente que vai ficar no clube, pois como costuma dizer-se, está metido neste projeto até ao pescoço. Ele tem tudo para continuar a ser feliz no Sporting e não me parece que o choradinho traga algo de positivo", comentou.