Coates e Ugarte fazem parte da lista de pré-convocados da seleção do Uruguai.
Corpo do artigo
Diego Alonso, selecionador do Uruguai, revelou na sexta-feira a sua lista de 55 jogadores pré-convocados para o campeonato do Mundo do Catar, integrando na mesma, como esperado, dois jogadores do Sporting: o defesa central Coates e o médio Ugarte.
Além dos internacionais pela Celeste, Morita e Fatawu têm presenças recentes nas seleções de Japão e Gana, respetivamente. Pote, Trincão e Inácio não tem sido chamados por Portugal.
Dois jogadores que, estando em condições físicas de integrar a convocatória final de 26 jogadores, a entregar até ao dia 14 de novembro, têm praticamente certa a presença no Mundial que arranca no dia 20 do próximo mês. De resto, ambos foram chamados para os últimos compromissos da Celeste, em setembro, embora Coates tenha depois sido dispensado por um problema físico. O central já foi a quatro Copas América e a dois Mundiais. Ugarte ficou no banco na partida com o Irão e atuou 29' no jogo seguinte frente ao Canadá.
Outro jogador que só uma lesão afastará do Mundial é Morita. O médio nipónico tem sido chamado com frequência e em setembro jogou 90" no triunfo sobre os EUA e descansou depois ante o Equador.
Embora tenha apenas 18 anos e não some muitos minutos de utilização no Sporting, Fatawu conta já 12 internacionalizações pelo Gana e na última chamada, em setembro, ganhou pontos para estar no Mundial. Contra a Nicarágua assinou o golo que valeu a vitória aos africanos, o primeiro na equipa A dos Black Stars. De resto, os leões pretendem que ganhe rodagem para ser chamado e ainda foi utilizado na equipa B, ontem, no dérbi com o Belenenses.
Difícil para os portugueses
No plantel dos leões há alguns jogadores portugueses, nomeadamente Gonçalo Inácio, Trincão e Pedro Gonçalves, que teriam expectativas de ser chamados por Fernando Santos, mas as últimas convocatórias e os desempenhos recentes não lhes permitem acalentar muitas esperanças.
Na fase final do Europeu de 2020, disputado o ano passado, o Sporting esteve representado por Pedro Gonçalves, Palhinha e Nuno Mendes na Seleção Nacional. Só o primeiro continua nos leões.
O central Inácio nunca chegou a estrear-se e os avançados Trincão e Pote, apesar de referidos pelo selecionador na última convocatória, já não são chamados desde 2021. O primeiro após o Europeu e o segundo desde esta competição.
15277594
15274319