Cerimónia do Kick-Off tem lugar este domingo no Convento do Beato, em Lisboa
Corpo do artigo
Sporting-FC Porto na 4ª jornada e Benfica-FC Porto joga-se na 11ª jornada
4.ª jornada, Sporting-FC Porto, 1 de setembro
5.ª jornada, Braga-V. Guimarães, 15 de setembro
8.ª jornada, FC Porto-Braga, 6 de outubro
11.ª jornada, Benfica-FC Porto, 10 de novembro
11.ª jornada, Braga-Sporting, 10 de novembro
16.ª jornada, Sporting-Benfica, 29 de dezembro
17.ª jornada, Benfica-Braga, 5 de janeiro
102340, a chave que definirá o calendário da I Liga
21.ª jornada, FC Porto-Sporting, data a definir
22.ª jornada, V. Guimarães-Braga
25.ª jornada, Braga-FC Porto
28.ª jornada, FC Porto-Benfica
28.ª jornada, Sporting-Braga
33.ª jornada, Benfica-Sporting
34.ª jornada, Braga-Benfica
A edição 2024/25 da I Liga vai começar a 10 e 11 de agosto, com a 34.ª e última jornada marcada para 17 e 18 de maio de 2025
A 11ª jornada inclui o Benfica-FC Porto e o Braga-Sporting
Os quartos da Taça da Liga já estão definidos, com os jogos a decorrer de 4 de janeiro. O dia 7 de janeiro será o palco das meias-finais e final a 11 de janeiro de 2025. Os jogos serão em Leiria.
Os vencedores do Sporting-Nacional e do FC Porto-Moreirense vão disputar a primeira meia-final da competição. Já do outro lado do emparelhamento os jogos Benfica-Santa Clara e Braga-V. Guimarães definirão a segunda meia-final.
A Liga Portugal e a Meu Super, marca de supermercados, assinaram um acordo de parceria que lhe garante o estatuto de Naming Sponsor da II Liga, que se passará a denominar oficialmente “Liga Portugal Meu Super”.
A avaliação dos estádios é feita no término de cada jornada e, no final da 34.ª ronda, o Estádio do Marítimo foi o grande vencedor, com uma média de 4,55 nas 17 partidas aí realizadas, numa nota baseada em duas vertentes: classificação do Match Center da Liga Portugal e a que é dada pelos Delegados da Liga Portugal, nomeados para o respetivo jogo.
Leonardo Lelo, do Casa Pia, vencedor do prémio fair-play
“Muito feliz por ter recebido este prémio, representei o meu valor como jogador e pessoa e que seja o primeiro de muitos prémios."
Regresso aos treinos: "Tem sido muito bom, temos sempre vontade de treinar. Tem sido uma boa semana de adaptação ao novo treinador. Os treinos têm sido sempre muito bons, tem falado muito connosco. Este ano o objetivo é claramente a permanência e tentar sempre fazer melhor do que o ano anterior.
Novas funções no FC Porto: "É um trabalho diferente, mas com uma satisfação enorme de voltar a casa, num momento em que sentimos que há algo que tem que mudar. Muito trabalho pela frente, um trabalho diferente, mas muito satisfeito."
São três as distinções somadas pelo Benfica durante a Gala Kick-Off, realizada este domingo, relativas à época de 2023-24: o “Prémio Assistências”, o “Prémio Estádio” e o “Prémio O Futebol #NAOPARA”. Jaime Antunes, Vice-Presidente e Miguel Bento, Diretor de Marketing e Comercial do Benfica receberam os galardões das mãos de Helena Pires, CEO da Liga Portugal.
António Oliveira e António Simões no palco para homenagearem Manuel Fernandes
Jorge Costa, em representação do FC Porto na cerimónia do Kick-Off, recebeu a distinção, entregue pelo Diretor Executivo da Liga Portugal, Rui Caeiro.
“Foi uma exibição que nos encheu de orgulho. Foram sempre jogos que muito nos orgulharam, exibições que correram muito bem. Chegámos ao final com um sentimento agridoce porque gostaríamos que ele tivesse continuado mas representaram muito bem a excelência da arbitragem em Portugal. A crítica nacional e internacional foram muito positiva, só temos de estar satisfeitos”
“Vão ter sempre um papel muito importante, que sejam mais um elemento para valorizar o nosso futebol. Temos árbitros de excelência e tenhamos um campeonato tranquilo, em que os árbitros passem o mais despercebidos possível”
Diogo Costa e Francisco Conceição ficam no clube: "Garantir não posso garantir nada, são ativos do clube, jogadores que apreciamos muito e gostaríamos de contar com eles. Conhecendo a realidade do mercado, gostaríamos muito de contar com eles”.
Sobre David Carmo: “Está a fazer a pré-época connosco, é um jogador que o treinador aprecia. Estamos na fase inicial e a analisar todas as situações, mas é um ativo e um jogador que faz parte dos nossos planos”.
Pré-temporada: “[Pontos] Negativos lamento, mas não encontro nada. O Vítor [Bruno] está em casa dele, os jogadores estão felizes e estamos todos contentes. Não é novidade, sabíamos o que nos esperava e há um ambiente ótimo, uma ambição enorme e a vontade de começar a competir é gigante”.
Prestação de Portugal no Euro’2024: “Há aqui a parte do clube e a parte pessoal, como antigo internacional português. Foi uma boa prestação, não foi belíssima, mas fomos dignos. No que diz respeito aos jogadores do Porto, são patamares diferentes com tudo aquilo que os jogadores fizeram. "
Jorge Costa, diretor do futebol do FC Porto, falou de Cardoso Varela: "Estamos a tomar as medidas necessárias, é um jogador que gostávamos de contar com ele mas quanto a isso não posso dizer mais nada"
Manter o nome de Manuel Fernandes: "Sim, é a cultura desportiva. É bom que o futebol tenha pessoas de bem, como é o caso desta atual direção do Sporting, que tem pessoas que sabem que o bom do futebol são as amizades e o respeito que as grandes figuras do futebol português merecem. A Liga também tem pessoas à frente com essa capacidade e caráter. Como filho, é sempre um prazer enorme quando são feitas estas homenagens ao meu pai. Também tive o prazer de estar presente nas outras homenagens que fizeram ao meu pai. Há dois anos viemos os dois, o ano passado vim sozinho e este ano, infelizmente, também"
Mensagens de todos os clubes: "Sim, as pessoas do Sporting, Benfica, FC Porto, Braga, Vitória de, todos os clubes que ele treinou e também os que não treinou. É como ele muitas vezes dizia: 'Eu não tenho inimigos no futebol, tenho adversários'. Acredito que ele é um pouco como o Eusébio, também é uma figura importante para os benfiquistas, para os sportinguistas, para os portistas e para as pessoas que gostam de futebol. São jogadores que não têm problema em assumir que são de um clube. O meu próprio pai rejeitou ofertas que tinha do Benfica, no FC Porto e noutros clubes. Só saiu do Sporting quando não o quiseram. Jogou em quatro clubes na sua vida e todos eles de verde e branco. Era mesmo apaixonado pelo Sporting. Nós sentimos isso em casa"
Homenagem a Manuel Fernandes: "É sempre um prazer e é de louvar tantas homenagens que têm feito ao meu pai. É sempre gratificante como filho e a família reconhece a dimensão que ele tinha no futebol português e internacional. Tínhamos a noção da grandeza mas há mensagens que têm chegado de toda a parte do mundo que não esperava, como por exemplo do presidente da FIFA. É sempre bonito de ver este tipo de homenagens, mantém a memória dele eterna"
O que espera do sorteio: "Não podemos escolher, é sorteio, mas vamos estar preparados para estar fortes para a primeira jornada e para as outras que se vão seguindo. Vai ser um campeonato competitivo, difícil, em que há sempre clubes que vão lutar pelos lugares do título, outros pela permanência e pela Liga Europa. Eu gostava de pelo menos do primeiro terço defrontar dois dos tradicionais candidatos ao título e se possível jogar em casa porque tenho por norma gostar de jogar fora na segunda volta. É o único desejo que tenho".
Farense causou muitos problemas aos candidatos ao título. É para manter?: "Sem dúvida, todas as equipas que sobem à I Liga vêm competitivos da II Liga, que é muito competitiva e mais uma vez ficou provada com a subida do Aves em detrimento do Portimonense. Quatro anos consecutivos em que as equipas da II Liga se conseguem sobrepor à primeira, Vêm com uma dinâmica de vitória muito grande e vão criar sérios problemas Às equipas da I Liga. Vai ser um campeonato extremamente competitivo, em que todas as equipas têm bons treinadores".
Duas das condicionantes em destaque:
- Entre as várias condicionantes existentes no sorteio, muitas delas por questões territoriais dos clubes, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) revelou que não podem ocorrer jogos entre equipas que disputem as diferentes competições europeias nas jornadas 6, 7, 9, 10, 14, 19, 22, 25, 29 e 32.
- Estas mesmas equipas (Sporting, Benfica, FC Porto, Braga e Vitória de Guimarães) não vão disputar jogar entre si nas primeiras quatro rondas, nem defrontar equipas das ilhas (Nacional e Santa Clara).
Confira as condicionantes do sorteio. LER AQUI
Como habitual, o sorteio das duas principais divisões conta com algumas condicionantes, a fim de se proteger a competitividade e os clubes que representam Portugal nas competições europeias, em especial
A temporada 2024-25 arranca este domingo com o sorteio dos calendários das competições profissionais, ou seja, I e II Liga. A gala Kick-Off terá lugar no Convento do Beato, em Lisboa.