Brasileiro tem-se afirmado ultimamente como o caminho mais fiável dos portistas para chegar ao golo e vai tentar retomar contra os gilistas a série goleadora que o Braga interrompeu.
Corpo do artigo
Soares volta a entrar em campo esta terça-feira, contra o Gil Vicente, à procura do golo e com a motivação suplementar de procurar estrear-se a marcar aos galos.
11752979
A equipa de Barcelos é a única do atual quadro da Liga portuguesa à qual o brasileiro ainda não marcou desde que joga em Portugal, e de azul e branco em particular. De resto, todos os outros 16 emblemas adversários do FC Porto na atual edição da Liga já sofreram, pelo menos, um golo do matador. Curiosamente, entre os que já sofreram (ver quadro), o Braga até tem sido uma das maiores vítimas de Tiquinho, com oito golos encaixados. Mas, no sábado, a trave impediu que festejasse mais um e, além de Tiquinho ter interrompido uma série de nove jogos seguidos a marcar, o FC Porto perdeu a Taça da Liga.
Mais fustigado do que o Braga pelos golos de Soares só mesmo o Chaves (atualmente na II Liga), que já encaixou nove golos, dois dos quais no último embate da fase de grupos da Taça da Liga. Sporting (6 golos), V. Guimarães, Belenenses e Tondela (5), também não terão grandes saudades de se cruzar com o brasileiro.
Depois da derrota sofrida em Barcelos (2-1), na jornada inaugural do campeonato, a verdade é que esta também será apenas a segunda vez que Tiquinho se vai cruzar com o Gil Vicente ao serviço do FC Porto (nos registos surge um embate na sua passagem pelo Nacional). O jogo da primeira ronda acabou por resultar numa exibição "menos positiva de Soares", conforme sublinhou, na altura, Sérgio Conceição. Aliás, na sequência desse jogo, perdeu o lugar para Zé Luís. Agora, e com o Benfica na liderança, provisoriamente com 10 pontos de avanço, Soares não se poderá dar ao luxo de esbanjar tantas oportunidades.
Além de tentar caçar o cromo que lhe falta, um golo ao Gil Vicente significaria ainda igualar os sete de Zé Luís no campeonato e a afirmação do brasileiro como um dos melhores goleadores, ainda que, somando os golos em todas as competições em que participou esta temporada, Tiquinho já leve 15 e seja mesmo o melhor marcador do FC Porto.
Com os azuis e brancos a precisarem de dar uma demonstração de força cabal, a seguir à derrota na final da Taça da Liga, o brasileiro surge nesta fase como o caminho mais fiável para transformar o rendimento coletivo em golos, ou não tivesse ele conseguido marcar 11 em nove jogos consecutivos a titular, antes de ver essa série interrompida contra o Braga. Para trás fica o prémio de consolação de ter igualado o feito de Falcao e a frustração de já não conseguir chegar aos 10 golos de Araújo ou aos 11 de Fernando Gomes.