O antigo atleta, que representou e marcou a história de clubes como a Académica e o Boavista, manteve-se ligado ao Sindicato dos Jogadores na função de delegado, durante oito anos, depois de terminar a carreira, em 2007
Corpo do artigo
João Lucas foi homenageado esta quinta-feira, a título postúmo, pelo Sindicato dos Jogadores, com a atribuição do seu nome ao auditório no Campus do Jogador, em Odivelas. O antigo atleta, que representou e marcou a história de clubes como a Académica e o Boavista, manteve-se ligado ao Sindicato dos Jogadores na função de delegado, durante oito anos, depois de terminar a carreira, em 2007, por problemas cardíacos.
Na inauguração oficial, o presidente Joaquim Evangelista não deixou de destacar o impacto e as qualidades do antigo médio, que faleceu de morte súbita aos 35 anos, no futebol e no Sindicato. “O João Lucas tinha três dimensões: a humana, o delegado e o jogador de futebol. Para nós, Sindicato dos Jogadores, a marca que fica é o seu sorriso e a sua empatia. O João tinha uma energia contagiante, era um facilitador e um grande comunicador. O que mais se destacava no Lucas era a solidariedade e a generosidade e é essa memória que queremos preservar ao deixar o seu nome associado a este auditório”, sublinhou o presidente do Sindicato dos Jogadores.
Para Joaquim Evangelista, o Auditório João Lucas é "um espaço multidisciplinar que faz a ligação entre o desporto e a comunidade e, tendo o Lucas essa dimensão humana, faz todo o sentido que o principal auditório do Campus tenha o seu nome”. O dirigente revelou ainda que o Sindicato dos Jogadores vai entregar um cheque no valor de 5 mil euros, de forma "a promover a investigação na área da saúde e morte súbita no desporto".
João Vieira Pinto, ex-colega no Boavista e atual diretor da FPF, afirmou ainda ser "de uma grande satisfação ter este auditório com o nome de um ex-jogador, mas sobretudo de um grande amigo. Não fizemos mais do que a nossa obrigação ao integrá-lo na equipa do Sindicato e estou muito orgulhoso de ver este auditório com o seu nome. O futebol não esquece e o Sindicato não esquece os jogadores."
No evento, marcaram presença o presidente Fernando Gomes da FPF, o vereador do desporto da Câmara Municipal de Odivelas, Francisco Baptista, representantes da Liga Portugal, Ginásio Clube de Alcobaça, Associação Académica de Coimbra e Boavista Futebol Clube, assim como antigos colegas e treinadores de Lucas.