Médio portista foi determinante para o título grego ganho pelo PAOK mais de três décadas depois do último
Corpo do artigo
34 anos depois do último ceptro nacional, o PAOK assegurou no último domingo a conquista do terceiro título de campeão grego da sua história, ao vencer em casa o Levadiakos por 5-0, em resultado que inviabilizou desde logo a recuperação de um Olympiacos que, apesar de ambicioso, teve de contentar-se com a segunda posição na liga.
"É um jogador que vem do FC Porto, que na última jogava habitualmente no clube e que, por isso, é normal que as pessoas já estivessem à espera que ele viesse acrescentar valor"
Em Salónica, por estes dias, a festa ainda vai rija, conforme conta o central Fernando Varela. "Foi uma loucura, depois de 34 anos de espera com domínio do Olympiacos", afirma a O JOGO.
"O PAOK tem ganho consistência nestes últimos três anos e agora foi uma enorme felicidade para todos. Para a cidade, para os dirigentes e para os jogadores também, claro, até porque é sempre bom entrar para a história de um grande clube como este", prossegue o cabo-verdiano de 31 anos que em Portugal jogou no Estoril e no Feirense, entre outros.
"Sente-se muito o ambiente de alegria na cidade. Há um grande carinho das pessoas, que nos interpelam e agradecem. 'Vocês nem sabem a alegria que nos estão a proporcionar. É um sonho que estamos a viver', dizia um adepto noutro dia. Ora, quando um jogador ouve isto, sente-se recompensado, porque é sinal que o seu trabalho foi bem feito", acrescentou depois este defesa de uma equipa que, em janeiro passado, foi reforçada com o concurso de Sérgio Oliveira, por empréstimo do FC Porto.
"O Sérgio chegou para ajudar. É um médio que vem de uma grande equipa e não precisa de mostrar a sua qualidade. Mas ele é sem dúvida um grande jogador e tem mostrado bem o seu valor, que é muito", começa por analisar Varela sobre o companheiro de equipa.
"É um jogador que vem do FC Porto, que na última jogava habitualmente no clube e que, por isso, é normal que as pessoas já estivessem à espera que ele viesse acrescentar valor. Ele confirmou isso mesmo, tanto que as pessoas do clube o querem manter por cá", disse depois, aludindo à vontade dos dirigentes do clube em adquirir o médio portista em definitivo.
No entender de Varela, Sérgio Oliveira acrescentou um importante capital de experiência a este clube pouco habituado a conquistas relevantes: "Ele sabe como disputar estes jogos grandes, porque já estava habituado à pressão e nesse aspeto ajudou-nos a todos. Tem sido uma grande mais-valia para esta equipa e espero que continue aqui por muitos anos."